Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

23/12/2011 - Angola Press Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Banco Central vai instalar dispositivos anti-clonagem nas caixas multibanco


Maputo - O Banco de Moçambique vai instalar dispositivos adequados para evitar a clonagem de cartões nas caixas multibanco, "um crime transfronteiriço que tem afectado o país", que já registou casos de colocação de dispositivos de clonagem de cartões.

A decisão foi anunciada essa semana pelo governador do Banco de Moçambique, Ernesto Gove.

"Vamos a breve trecho equipar as ATM com dispositivos que contrariam os dispositivos de clonagem de cartões. A clonagem de cartões é um crime transfronteiriço e só recentemente Moçambique ficou afectado, mas, em muitos países, como os da Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral, de África e resto do mundo o fenómeno já é preocupante", disse Ernesto Gove.

Como forma de garantir a segurança e flexibilidade na realização de diversas transações bancárias por parte do cidadão o Banco Central tem estado a emitir comunicados de imprensa.

Segundo o governador, os casos registados no país ainda são muito reduzidos, porém, "são motivo de preocupação" para as autoridades moçambicanas.

"Foram reportados no país alguns casos de colocação de dispositivos de clonagem de cartões nas ATM que podem levar à sua utilização fraudulenta. São casos em número muito reduzido, mas isso não nos tranquiliza. Por isso, estamos a tomar medidas", referiu.

A instalação dos dispositivos o Banco Central está a ser feita com "parceiros do sistema bancário nacional e com a polícia na criação de soluções para que os equipamentos sejam adequados e para que os utentes possam utilizar as ATM e POS à vontade e com confiança", acrescentou.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 310 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal