Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

20/12/2011 - A Crítica (Manaus) Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Grupo acusado de tentar fraudar o vestibular da UEA atuava há 3 anos em Manaus

Por: Mariana Lima e Leandro Prazeres

O líder do grupo, professor de física Thomas Gomes, afirmou que já havia atuado em outros concurso públicos estaduais.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-AM) e a reitoria da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) relataram, no início da tarde desta terça-feira (20), detalhes das investigações sobre a tentativa de fraude no último vestibular da instituição, dia 10 desse mês. Ao todo, 11 pessoas envolvidas já foram identificadas.

Segundo o relato do reitor da UEA, José Aldemir de Oliveira, a Universidade teve conhecimento da tentativa de fraude na quarta-feira (7) que antecedia a prova e acionou a Secretaria de Segurança Pública para tomar as devidas providencias.

Na mesma noite, o secretário Executivo de Inteligência da SSP, Thomas Vasconcelos, iniciou as investigações levantando dados suficientes para solicitar uma medida cautelar contra os envolvidos, concedida por um juiz plantonista na noite da quinta-feira (8).

Thomas Vasconcelos afirmou que na noite de sexta-feira (9) a secretaria já tinha em mãos os nomes dos principais suspeitos envolvidos no esquema e como a fraude funcionaria, além de um mandado de prisão preventiva.

Minutos antes de chegar à escola em que realizaria a prova, o professor de física, Thomas Gomes da Silva Neto, acusado de chefiar a tentativa de fraude, foi preso. Além dele outras seis pessoas foram chamadas para depor e não realizaram a prova.

Durante as investigações, a equipe de Inteligência da Secretaria de Segurança detectou que o grupo já tinha atuado em outros concursos públicos estaduais nos últimos três anos, mas por se tratar de uma investigação que corre sob sigilo não entrou em maiores detalhes.

Em relação às investigações da UEA, até o momento sete pessoas foram indiciadas e outras quatro pessoas estão sendo investigadas. A SSP não descarta a possibilidade de haver outros envolvidos.

Esquema de fraude

Segundo o secretário da SSP, coronel Paulo Roberto Vital, as sete pessoas se matricularam no vestibular e seriam responsável por responder cada um uma disciplina. Dois dos “candidatos” entrariam na sala do teste com uma caneta comprada pela internet que filmaria as questões da prova.

Após a filmagem, o grupo iria se concentrar na casa de Thomas onde resolveriam as questões e encaminhariam o gabarito via mensagem de texto de celular para os candidatos após duas horas do início da prova.

Até o momento, foram identificados quatro candidatos que teriam acertado em R$3 mil pelo gabarito, sendo pago em duas parcelas antes e depois da prova.

Segundo as investigações policiais, os envolvidos na realização da tentativa de fraude são na maioria universitários, sendo um deles estudante de medicina da própria instituição. Todos responderão por processos judiciais.

O estudante da UEA responderá ainda por processo administrativo podendo ser expulso da Universidade.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 159 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal