Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

16/12/2011 - Diário do Grande ABC Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Prova é cancelada por suspeita de fraude

Por: Angela Martins


A Faculdade de Medicina do ABC cancelou o concurso de residência para especialidade de Clínica Médica. Duzentos e cinquenta candidatos foram prejudicados. A medida foi tomada por suspeita de fraude. Médicos que fizeram a prova disseram que colegas de sala utilizaram celulares e livros durante o exame, o que era proibido pelo edital. Fiscais teriam ignorado as reclamações de irregularidades.

"O espaço reservado para a prova foi um anfiteatro cujas carteiras ficavam coladas umas às outras. Isso facilitava muito a cola. Muitos candidatos estavam com celulares ligados, livros abertos e alguns usavam até camisetas com o logo da FMABC, o que sugere direcionamento de vagas", diz o médico Pablo Henrique Brasil, 24 anos, que veio de Rondônia para prestar o exame.

Procurados, os fiscais teriam dito que cada candidato deveria proteger sua prova. Uma médica que não quis se identificar afirma que viu pessoas usando o celular e tirando fotos das provas. "Também há boatos de que alunos da FMABC tiveram acesso ao conteúdo do exame dias antes do concurso", completa. Após protestos e recusa de parte dos presentes em fazer a prova, o exame foi cancelado pela direção da FMABC, que rechaça qualquer possibilidade de fraude.

Segundo nota da instituição, "apenas os alunos dessa sala não concordaram com o espaço destinado à realização de prova. Não foi feita nenhuma outra reclamação do gênero pelas outras turmas que participaram do exame e que concluíram o processo normalmente". A organização informa que a sala reclamante contava com cerca de 300 lugares e foram acomodados 250 candidatos. Oito professores acompanhavam a prova para garantir lisura ao processo.

Uma nova prova será agendada entre o fim de janeiro e o início de fevereiro. A data não coincidirá com outros processos de residência médica em realização no País. "Não quero mais participar desse concurso. Vou pedir ressarcimento da inscrição, passagem aérea e alimentação", avisa Brasil.

A FMABC ressalta que todos que se sentiram prejudicados podem procurar a Comissão de Residência Médica da Faculdade de Medicina do ABC. Quem não tiver disponibilidade ou interesse em participar do novo processo será ressarcido integralmente do valor da inscrição. No concurso, 1.500 pessoas se inscreveram para disputar 140 vagas. Na Clínica Médica eram 335 inscritos para 22 vagas.

Qualquer outra dúvida ou insatisfação deve ser levada diretamente à Coreme, que avaliará os casos individualmente. A faculdade avisa que, em casos de fraude, como qualquer tipo de comunicação durante as provas, o candidato é automaticamente eliminado, o que não ocorreu. De acordo com a Seccional de Santo André, nos 1º e 4º distritos policiais, que atendem a área onde está localizada a instituição, não foram registradas ocorrências sobre fraudes.

Procurados pela equipe do Diário, os responsáveis pela Comissão de Residência Médica, orgão responsável pela fiscalização de concursos, sediada em Brasília, não foram localizados.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 87 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal