Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2017 SOBRE FRAUDES e DOCUMENTOSCOPIA

Veja aqui a programação dos últimos treinamentos sobre Falsificações e Fraudes Documentais (16/11) e sobre Prevenção e Combate a Fraudes em Empresas (30/11).

Acompanhe nosso Twitter

16/12/2011 - ParanaShop Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraudes de fim de ano: aviso de protesto em cartório é feito somente por escrito


Com a chegada das festas de final de ano, muitos consumidores buscam quitar suas dívidas para voltar a ter crédito na praça e, assim, comprar os presentes de Natal ou viajar tranquilamente. Mas é preciso ficar atento às fraudes, muito mais suscetíveis nesta época. Tradicionalmente, o mês dezembro é quando acontece o maior número de falsários tentando se passar por representantes de cartórios e aplicam golpes através de telefone e internet, prometendo a limpeza do nome com um simples depósito.

É preciso ter cautela e atenção ao receber contatos a desse tipo e procurar o máximo de informações a respeito do assunto. Os tabelionatos de protestos não realizam seus avisos através de telefone ou e-mail, mas sim, por meio de carta registrada que é entregue pelo Correio ou por funcionários do próprio tabelionato na residência da pessoa.

“O contato do tabelionato é feito de uma maneira que seja possível comprovar a entrega da intimação, pois é nesse documento que irão constar todos os dados referentes à dívida e onde o consumidor pode saber efetivamente onde o débito foi originado”, afirma o diretor da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Paraná (Anoreg-PR), Antonio Carlos de Mello Pacheco Filho.

O mais indicado, quando receber um contato por e-mail ou telefone, é não fazer nenhum tipo de depósito e confirmar as informações diretamente com o tabelionato em que foi supostamente realizado o protesto da dívida. A relação dos tabelionatos no Paraná pode ser conferida no site www.anoregpr.org.br. A Delegacia de Estelionato também pode ser procurada para fazer apurações em caso de fraudes.

Como limpar o nome

O consumidor que receber o documento oficialmente, através de carta registrada, deve dirigir-se ao tabelionato dentro do prazo de pagamento. Caso o prazo informado tenha terminado, é preciso entrar em contato com o credor, efetuar o pagamento diretamente com ele e resgatar uma carta de anuência para que seja possível cancelar o protesto perante o tabelionato.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 124 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal