Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

18/09/2007 - Folha de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Saúde proíbe venda de Ginko Biloba e Espinheira Santa da Vita Vita


O Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo decidiu proibir a produção e venda dos fitoterápicos Ginko Biloba e Espinheira Santa, da empresa Vita Vita Comércio e Indústria, de Hortolândia (105 km a noroeste de São Paulo). De acordo com a Secretaria de Saúde, nenhum dos dois produtos tem registro no Ministério da Saúde.

O anúncio foi dado nesta terça-feira, mas o comunicado da decisão foi publicado na edição de sábado passado (15) do "Diário Oficial" do Estado. Ele, além de proibir a produção e a venda, ainda determina que a Vita Vita recolha todas as unidades que estão no mercado.

"O Ginko Biloba vinha sendo indicado para tratar problemas circulatórios, perda de memória, doenças respiratórias, problemas auditivos e até disfunções sexuais. Já a Espinheira Santa era recomendada para o tratamento de gastrites, úlceras, problemas digestivos, azia, má digestão irritações estomacais, inflamações e vômitos", afirma a secretaria.

A Vita Vita foi autuada pela irregularidade.

Outro lado

O diretor-técnico da Vita Vita, César Augusto de Souza, afirmou que a interdição ocorreu porque a Vigilância Sanitária mudou seu entendimento e deixou de considerar os produtos como alimentos, como fazia desde 2001, para considerá-los medicamentos.

De acordo com ele, a empresa trabalha para regularizar a situação uma vez que está autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) a produzir alimentos e medicamentos. Ele estima que o processo de adequação da embalagem dos produtos às exigências feitas a medicamentos e sua regularização durará mais de seis meses.

Quando se tornarem medicamentos, o Ginko Biloba será indicado em tratamentos de labirintite, memória e hipertensão; e a Espinheira Santa, em problemas gástricos.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 316 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal