Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FRAUDES NAS EMPRESAS

Veja aqui a programação deste importante treinamento programado para o dia 26/04 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

12/12/2011 - Agência Financeira Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Descoberta maior fraude de sempre na bolsa chinesa

Regulador do mercado chinês já tinha anunciado «tolerância zero» contra este tipo de delitos

Foi descoberta a maior fraude de sempre na bolsa chinesa. Nas duas décadas de história das praças da China nunca se tinha visto nada assim. Foi a Comissão Reguladora do Mercado de Valores do país (CRMV), a entidade semelhante à nossa CMVM, que trouxe a público o maior caso de manipulação do mercado de valores chinês até à data, depois de, em Novembro, ter anunciado «tolerância zero» contra este tipo de delitos.

A empresa Guangdong Zhong Hengxin recorreu a 30 analistas de bolsa que difundiam recomendações de investimento na televisão e noutros meios e, dessa maneira, conseguiam influenciar o volátil mercado chinês, «extremamente sensível a rumores», nota o «El Mundo».

Segundo avança o próprio diário oficial chinês «Shanghai Daily», estas manobras traduziram-se em benefícios ilegais que alcançaram os 426 milhões de yuanes, qualquer coisa como 50,2 milhões de euros.

A empresa em causa vinha adquirindo acções a baixo preço que, graças às recomendações dos analistas que contratava, conseguia vender depois a um preço acima do valor real.

De modo a conseguir ocultar estas operações ilegais, a companhia utilizava 148 contas de investimento diferentes.

No total, foram realizadas transacções no valor de 57.200 milhões de yuanes, o equivalente a 6.740 milhões de euros.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 244 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal