Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIFICAÇÃO DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste importante treinamento programado para o dia 16/08/2018 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

01/12/2011 - O Dia Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Porteiros roubavam dados de moradores para golpes em Salvador

Por: Thiago Guimarães


Salvador (Bahia) - Funcionários de condomínios de alto padrão de Salvador foram presos nesta quinta-feira, sob suspeita de integrar quadrilha que usava dados dos moradores para praticar fraudes. Segundo a Polícia Civil da Bahia, os servidores – quatro porteiros e um motorista – obtinham informações pessoais dos condôminos para solicitar segunda via de cartões e abrir contas bancárias.

O delegado Charles Leão, titular da Delegacia de Repressão ao Estelionato, estima que o golpe tenha gerado prejuízo superior a R$ 500 mil. A operação prendeu 11 pessoas - entre elas os funcionários dos condomínios - e cumpriu 14 mandados de busca e apreensão. Um carteiro, cuja identidade é mantida em sigilo, é suspeito de integrar a suposta quadrilha.

Os condomínios que foram alvos dos golpes ficam em regiões como Armação, Horto Florestal e avenida Paralela, áreas nobres da capital baiana. Com fácil acesso a correspondências dos moradores, os porteiros e o motorista repassavam as informações para outros integrantes do grupo, segundo a polícia. Passando-se por titulares das contas, ligavam para centrais de atendimento e pediam serviços como segunda via de cartões, aumento de limite de crédito e extensão de crédito para supostos dependentes.

As instituições então encaminhavam os novos cartões, que eram retidos nas portarias e usados pelo grupo. “Tudo acontecia sem que o morador tivesse feito qualquer solicitação, nem conhecimento sobre a chegada de alguma correspondência em seu nome”, afirmou o delegado, em nota.A operação também apreendeu com os suspeitos uma pistola 9 mm e um carregador de 15 munições, três veículos, sete computadores, 15 celulares, 13 cartões de crédito e de débito e R$ 3.354 em dinheiro. Um dos suspeitos mantém oito carros registrados em seu nome – a polícia investiga se os veículos são provenientes de fraude.

A polícia baiana recomendou cautela aos administradores de condomínios na contratação de funcionários, na forma de checagem de referências e antecedentes criminais dos candidatos. O caso começou a ser investigado há um mês, após denúncia de um morador.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 94 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal