Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIFICAÇÃO DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste importante treinamento programado para o dia 16/08/2018 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

24/11/2011 - Sol Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraude on-line recorre a falsas ofertas de emprego


As fraudes on-line continuam a tentar ludibriar os cibernautas incautos. Uma das mais recentes tendências é o spam com supostas ofertas de emprego.

O alerta é feito pela BitDefender, que afirma ter detectado recentemente uma fraude onde as vítimas eram atraídas com ofertas de emprego em part-time, com ordenados que oscilam entre os 500 e os 1200 dólares na primeira semana de trabalho.

Segundo a fabricante de antivírus, estas mensagens têm normalmente como título a mensagem «This thing changed my life» (algo como «isto mudou a minha vida», em inglês) e no final um link que remete para página html semelhante à «secção financeira de um jornal e onde consta apenas um artigo, mas que é utilizado para fortalecer a confiança na notícia» devido à inclusão de histórias de casos de sucesso no referido artigo.

No mesmo artigo os autores do esquema referem que para ter direito ao emprego o candidato apenas tem de ter um computador ligado à Internet e participar numa formação gratuita, mas cujas vagas são limitadas.

Além desta informação, a página disponibiliza um formulário que os potenciais candidatos devem preencher com os seus dados pessoais e efectuar um pagamento inicial de 4.97 dólares, menos do que os 39.97 dólares pedidos inicialmente, afirmam os autores da fraude.

De acordo com a BitDefender, se o utilizador sair da página, esta quantia sobe para 19.97 dólares, pois alegadamente o desconto anterior tinha um período limitado que entretanto caducou.

A empresa de segurança informática alerta para o facto de que «o formulário parece ser fiável ao exigir a validação através de um certificado digital, o que leva os utilizadores a acreditarem que é uma empresa fidedigna».

Ao acederem as vítimas acabam por estar a dar dinheiro a alguém que pensam ser um utilizador ou entidade legítima, mas não é, e acabam por ser enganadas com uma falsa oferta de emprego.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 221 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal