Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

15/09/2007 - Bom Dia Rio Preto Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

A traição perde posto de alvo principal dos detetives

Por: Nany Fadil


O Sherlock Holmes moderno usa uma parafernália de aparelhos para investigar suspeitas de furto, desvio, fraude, espionagem industrial ou grampo telefônico.

A investigação empresarial é o segmento mais procurado por clientes em Rio Preto, mostra levantamento feito pelo BOM DIA com 12 agentes.

“O empresário nos procura para garantir a segurança de seu patrimônio”, diz o proprietário da Holmes Consultoria, Edson Pereira.

Entre os casos mais comuns estão a busca de provas para utilização em processos judiciais, furtos de mercadorias, fraudes e golpes em seguradoras e escutas telefônicas sem autorização.

Numa das investigações recentes, a agência foi contratada para investigar uma ex-funcionária que movia processo por ter adquirido uma doença no trabalho.

“Filmamos e fotografamos ela em atividades incompatíveis com o problema. O material foi apresentado à Justiça”, diz Silva.

O detetive Odemar de Freitas confirma o aumento das investigações empresariais.

“Advogados nos procuram para obter provas contra ações de indenização movidas por ex-funcionários. Em geral eles obtém atestado médico por invalidez e temos de provar que o documento é falso”, diz Freitas.

Desvios de mercadoria e de dinheiro também são alvo das investigações.

Durante entrevista a uma das agências, o BOM DIA percebeu um relatório de detetive free lancer sobre quatro dias de campana feita próxima a casa de uma funcionária de uma empresa.

O documento trazia o nome da contratante, o da investigada, endereço, datas, horários e resultados. A campana começava de manhã e ia até a noite. Nos quatro dias a investigada não foi vista. Contudo, o agente revirou o lixo que foi colocado na rua por um familiar. “Há comprovantes rasgados de depósitos em bancos”, relatava o documento que informava o valor dos depósitos.

Equipamentos modernos ajudam

Máquinas fotográficas e filmadoras de longo alcance, GPS, microcâmeras, micro gravadores, binóculos com infra-vermelho, micro pontos de escuta, anti-grampo. Esses são alguns dos equipamentos usados pelos detetives nas investigações.

Mas além da parafernália de última geração, os detetives ainda contam com a vocação para o trabalho. Entre outros atributos os detetives tem de contar com com qualidades fundamentais para o sucesso da investigação: a razão (não estão envolvidos com o problema), o tempo (passam horas investigando um fato) e paciência. “Temos método de investigação. Nossa atenção está voltada para seres, coisas e fatos.

Infidelidade ainda preocupa casados

Há casos em que a realidade supera a ficção. Em uma das situações, o marido contratou o investigador porque desconfiava que a mulher mantinha caso com um vizinho. Escuta telefônica na casa e filmagens em motéis mostraram que além do vizinho ela saia com mais três homens e uma mulher.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 359 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal