Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

14/09/2007 - O Globo Online / Valor Econômico Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

BC emite circulares para detalhar exigências de capital de bancos para operações de risco


SÃO PAULO - O Banco Central publicou hoje nove circulares que regulamentam as novas exigências de capital próprio das instituições financeiras para exposição ao risco. As normas vigoram a partir de 1º de julho de 2008 - menos a que trata de exposição cambial, que entra em vigor de imediato.

Essas circulares dispõem sobre os detalhes técnicos das medidas aprovadas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) em 29 de agosto, segundo as quais as instituições financeiras devem ter capital próprio para fazer frente aos riscos assumidos nos negócios com ações e commodities, além do chamado risco operacional, que são possíveis perdas a que os bancos estão sujeitos nas suas atividades de dia-a-dia, decorrentes de eventos como falhas humanas, roubos, fraudes e ações judiciais. Já há regras hoje para o risco de crédito e os riscos de mercados assumidos em câmbio e em juros.

Antes, o capital mínimo exigido dos bancos para cobrir perdas inesperadas nas suas atividades era conhecido como Patrimônio Líquido Exigido (PLE); agora, passa a chamar Patrimônio de Referência Exigido (PRE). As circulares trazem os detalhes da apuração desse PRE e do limite para a exposição total em ouro, em moedas estrangeiras e em exposições sujeitas à variação cambial.

O PRE vai considerar seis parcelas correspondentes a riscos diferentes: ao operacional, à variação de ações, taxas de juros e preços de mercadorias e commodities, à exposição em ouro, moeda estrangeira e variação cambial, e exposições ponderadas por fator de ponderação de risco a elas atribuído.

Daqui a pouco, o chefe do Departamento de Normas do Banco Central, Amaro Gomes, concederá entrevista coletiva para explicar os detalhes das circulares.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 342 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal