Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

14/09/2007 - Folha de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia prende 25 suspeitos de desviar R$ 20 milhões


A PF (Polícia Federal) prendeu 25 pessoas suspeitas de integrar uma quadrilha que desviou R$ 20 milhões de contas bancárias de cerca de 30 mil pessoas de oito Estados e do Distrito Federal, em quatro anos. O grupo foi preso quinta-feira (13) durante a chamada Operação Barão.

Segundo a PF, o grupo clonava cartões bancários por meio de um dispositivo conhecido como "chupa-cabras". As investigações apontam que a quadrilha convencia funcionários de empresas terceirizadas encarregados da manutenção dos terminais de diferentes bancos para participar dos crimes.

Devido ao acesso facilitado aos caixas eletrônicos, instalavam os equipamentos --que permitiam a coleta de dados de contas e cartões. De posse dos dados, sacavam o dinheiro.

A maior parte dos saques, segundo a PF, ocorreu em agências da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Os golpes ocorreram, além do Distrito Federal, em Goiás, Tocantins, Mato Grosso, São Paulo, Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Rondônia. No entanto, as retiradas nem sempre ocorriam nos Estados em que os clientes possuíam contas bancárias.

A PF afirma que a quadrilha era organizada em níveis, passando pelos idealizadores do golpe, engenheiros que cuidavam da confecção dos dispositivos e os responsáveis pelos saques. O grupo era investigado havia aproximadamente três anos.

A operação recebeu o nome de "Barão" em referência ao apelido de Alessandro de Oliveira Faria, preso em Brasília e apontado pela PF como líder do grupo.

Faria e os outros suspeitos, diz a PF, ainda não constituíram advogado e negaram envolvimento nos crimes. Eles foram indiciados sob suspeita de furto qualificado, violação de sigilo bancário, formação de quadrilha e uso de documento falso.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 351 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal