Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

10/11/2011 - IT Web Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Mundo real e virtual: fraudes financeiras ultrapassam divisão, diz especialista

Por: Adriele Marchesini


“Fraudes estão em constante evolução. Ao passo que criamos novos produtos, fraudadores trabalham muito duro para melhorar suas técnicas em gerar ameaças, sejam por meio da internet ou do mundo real”. A afirmação foi feita por Eldred Garcia, vice-presidente sênior de desenvolvimento de negócios e parcerias estratégicas da Accertify para América Latina, em entrevista exclusiva ao IT Web.

Na avaliação do profissional, quando se trata de e-commerce e outras ameaças virtuais que envolvem roubo de dinheiro, não existe uma separação muito clara dos mundos virtual e físico: o efeito é claro e direto no que chamamos de mundo real. “Fraude não discrimina essa diferença. O que ela faz é migrar constantemente para a área de menor resistência. Onde quer que haja menos resistência e menos proteção, é para lá que vai”, ponderou

Por mais que a etiqueta de compra na web tenha evoluído e os usuários estejam acostumados a aquisições pela internet, a fraude online é algo que gera preocupação entre as empresas. Uma recente pesquisa feita pela CyberSource mostrou que cerca de 70% das companhias analisadas citaram que precisa proteger a marca como primeiro driver para apertar o controle contra hackers e outros riscos de segurança envolvendo pagamentos.

O laboratório de segurança SpiderLabs, da Trustwave, mostrou em pesquisa recente que pelo menos uma ameaça ou ponto de vulnerabilidade existe em 85% dos sistemas corporativos ou de pagamento. Foram feitos mais de dois mil testes de invasão em cerca de 220 companhias provenientes de 15 países. O estudo conclui que, entre os sistemas que apresentam vulnerabilidade, 90% registraram incidentes efetivos, como roubo de senhas ou dados sensíveis. A pesquisa aponta que não só a falta de proteção dos sistemas mas também que os criminosos estão cada vez mais estruturados e especializados em novas tecnologias com o propósito de fraudar empresas.

“Tradicionalmente, há muito tempo e investimento em pesquisas para proteger o mundo físico, e com o e-commerce crescendo, fraudadores têm a oportunidade de criar mais fraudes, especialmente porque não é tantas funcionalidades de segurança no mundo virtual. Um exemplo de fraqueza é o ambiente de cartão de crédito na internet”, disse.

O SpiderLabs mostrou ainda que o roubo de dados confidenciais de cartões de pagamento representa a maior parcela dos casos de ataque, com 75% das fraudes. Na sequência aparecem as vulnerabilidades existentes em estações de trabalho de empregados de grandes companhias – responsáveis por 11% do total de casos descobertos – e o comércio eletrônico – com 9% dos ataques.

A grande questão é que o ambiente de proteção está sempre um passo atrás dos ataques virtuais. “A única forma de agirmos contra uma ameaça é conhecê-la, e eles estão em constante evolução de processos. A peça- chave de ter uma estratégia à prevenção de fraudes é a possibilidade de prevenir rapidamente”, finalizou.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 153 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal