Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

13/09/2007 - SEGS Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

19 dos 20 maiores grupos de crackers do mundo estão no Brasil

Por: Suelen Mendonça


Este é um dos assuntos que serão abordados pelo CSO da Batori Software & Security, Denny Roger, que apresenta palestra sobre Máfia Eletrônica durante o XVI CNASI, que acontece em São Paulo entre os dias 18 a 20 de Setembro

De acordo com um levantamento realizado pelo Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil, os índices de fraudes digitais, ou seja roubo de dados pessoais e bancários, no País aumentou 53% somente no ano de 2006. Para falar deste mercado, das atuais técnicas utilizadas por estelionatários e mostrar o perfil dos golpistas, Denny Roger, Chief Security Officer da Batori Software & Security, apresenta o painel "Máfia Eletrônica - Fraudes financeiras no século XXI", durante a 16ª edição do CNASI - Congresso Nacional de Auditoria de Sistemas, Segurança da Informação e Governança.

Durante o encontro os participantes também conhecerão cases de sucesso no segmento e terão a oportunidade de descobrir como são planejadas as principais ações de fraude financeira na internet.

De acordo com o especialista, os golpistas não escolhem suas vítimas no mundo virtual. "Existem casos de pessoas desempregadas ou mesmo empresários que sofreram fraude na internet", explica. Ele acrescenta, ainda, que o Brasil é um País muito grande e o número de pessoas desinformadas acessando a rede tem crescido e, conseqüentemente, o risco de roubo de senhas por páginas de instituições financeiras, por e-commerce, ou mesmo informações trocadas em salas de bate-papo, também aumenta.

Programa "Espião"
Durante a palestra o executivo apresentará, ainda, as ferramentas mais utilizadas por chackers de todo o mundo. Uma das principais é o Programa Espião, capaz de identificar o momento em que a vítima está acessando o site verdadeiro do banco e, a partir daí, coletar informações como agência, conta corrente, senha, frase secreta, teclado virtual, etc. Após reunir as informações procuradas o aplicativo gera um e-mail e o envia para o golpista com as informações da vítima, conforme exemplo abaixo:

Local: smtp.uol.com.br
E-mails encontrados: scorpion1.uol.com.br, danichonadoo10@bol.com.br, conectionbancos2@1net.gr, bianesistemas@uol.com.br
Usuário: parauapebass
Senha: 12345al
Server: 200.221.11.52, 200.221.4.19

"Como esses programas espiões são disseminados por meio de e-mails, para dificultar o rastreamento da origem dos endereços falsificados o chacker procura, então, servidores de e-mail localizados em outros países e que estejam mais vulneráveis", explica Roger.[14]

Como se proteger de crimes pela internet

Outro destaque da palestra serão as apresentações de dicas de segurança, indicadas pelo especialista, como forma de minimizar o risco de fraudes na internet. Abaixo, segue uma seleção com as 10 principais que podem ser utilizadas tanto por usuários domésticos, quanto corporativos:

Manter o antivírus atualizado;

Trocar a senha/frase secreta do Internet Banking periodicamente;

Acessar a conta corrente apenas de computadores confiáveis;

Não instalar programas de computador de origem desconhecida;

Apagar imediatamente e-mails suspeitos ou não solicitados, principalmente os que contenham arquivos anexos;

Evitar o acesso em páginas da Internet que solicitam a instalação de algum programa;

Manter sempre o sistema operacional atualizado;

Durante as transações financeiras, verificar se a página do banco possui certificado de segurança;

Consultar sempre o extrato;

Em caso de suspeita de vírus no computador, entrar em contato com o banco.
Serviço:

XVI CNASI - Congresso Nacional de Auditoria de Sistemas, Segurança da Informação e Governança

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 488 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal