Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

13/09/2007 - Portal UOL / El Pais Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Uma prática mais antiga que a Fórmula 1

Por: Oriol Puigdemont


O suposto caso de espionagem entre a Ferrari e a McLaren convulsionou a Fórmula 1. No entanto, o vazamento de informações, a cópia e a espionagem ocorrem desde muito antes da realização do primeiro campeonato.

Um dos primeiros casos envolveu em 1905 a Peugeot e a Hispano Suiza. Com o objetivo de conseguir um bólido capaz de ganhar corridas, uma comissão da marca de automóveis francesa decidiu dar um golpe de efeito e contratou Paul Zuccarelli e Ernest Henry, que até então eram engenheiros da marca espanhola. A Peugeot apresentou seu modelo de corrida L76, que era definitivamente um decalque do Hispano Suiza de competição. Depois de receber um direto no rosto, a fábrica de Barcelona riu um ano depois. Em 1913, o piloto Dario Resta realizou um giro com o L76, a jóia da Peugeot, pela Grã-Bretanha. Louis Coatalen, responsável por competição da Sumbean e amigo pessoal de Resta, convidou o corredor para almoçar. Durante o banquete e a sesta que se seguiu, os engenheiros da Sumbean copiaram o carro.

Em 1957, já com o mundial implantado, Tony Vandervell, membro da British Racing Motors (BRM), teve a idéia de montar uma equipe de corridas. Tentou comprar um Alfa Romeo, mas a fábrica italiana não o vendeu. Diante da negativa, Vandervell não hesitou em comprar uma Ferrari. Entre o que averiguou do bólido e o que lhe aconselharam seus técnicos, nasceu a escuderia Vanwall, que disputou durante alguns anos o campeonato mundial.

Outra variante é a que protagonizaram em 1977 os sócios da equipe Shadow, cujo logotipo era, curiosamente, a silhueta de um espião. Jackie Oliver, Alan Rees e Tony Southgate decidiram deixar Don Nichols, o proprietário, e os três fundaram a escuderia Arrows. Quando os carros foram para a pista disputar a primeira corrida, o Shadow e o Arrows eram extremamente semelhantes, tanto que pouco depois os juízes proibiram que a Arrows competisse com esse carro.

A partir da década de 1980, uma das práticas mais constantes foram as visitas furtivas. Ao fim da temporada de 1981, Derek Gardner, um engenheiro da equipe Tyrell, passeou pela oficina da Lotus, que escondia o protótipo 79. O modelo que Tyrell fez correr no mundial de 1982 era uma cópia exata do Lotus. O mesmo aconteceu com a McLaren em 1998, quando a escuderia britânica percebeu que alguém havia entrado à noite em seu boxe e tinha visto muito de perto o potente motor V10 da Mercedes. Três anos depois, em 2001, algum hacker burlou os sistemas informáticos de segurança da Renault e deu um passeio pelos computadores de projeto da escuderia dirigida por Flavio Briatore. O serviço secreto francês se empenhou até descobrir que por trás da trama havia ex-membros da Stasi.

Mas desse tipo de espionagem o que causou maior furor foi o que no ano passado levou à prisão Angelo Santini e Mario Iacconi, engenheiros da Ferrari que foram contratados pela Toyota. A fábrica japonesa os recebeu de braços abertos - a eles e todo o software da escuderia italiana que eles levaram.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 423 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal