Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FRAUDES NAS EMPRESAS

Veja aqui a programação deste importante treinamento programado para o dia 26/04 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

24/10/2011 - Jornal A Cidade Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Ataques virtuais a serviços bancários aumentam 45%

Por: Luciene Garcia

Para pesquisa, o avanço dos crimes reflete o crescente uso da rede mundial de computadores.

Os ataques a sites de serviços de bancos pela internet aumentaram 45% entre julho e setembro deste ano, na comparação com igual período de 2010.

Os números indicam que o golpe do phishing (roubo de senhas bancárias e de cartão) avança, exige cautela redobrada do usuário do serviço e provoca transtornos e prejuízos para empresas.

A pesquisa do Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil (CERT.br), ligado ao Comitê Gestor da Internet, mostra que houve um aumento nas notificações de páginas bancárias falsas.

Notificações sobre Cavalos de Troia (expediente usado para furtar informações e credenciais) no CERT.br responde por 43% dos registros de tentativa de fraude. Essa categoria teve queda de 9% de junho a setembro em relação ao trimestre anterior, mas sofreu aumento de 18% se comparada a igual período de 2010.

Os dados mostram que o usuário deve ter cada vez mais cuidado com e-mails e links desconhecidos.

Dois dos principais deles não custam nada e podem ser baixados pela própria internet em sites de downloads conhecidos. Basta ter no computador um antivírus e um antispyware, que ajudam a prevenir vírus e spywares.

As notificações do órgão contabilizaram mais de 100 mil casos entre julho e setembro, avanço de 152% frente ao mesmo período de 2010. Na comparação com o segundo trimestre deste ano, houve queda de 21% nas notificações de incidente pela internet registradas no órgão.

Dobro

A pesquisa mostra ainda que as notificações sobre ataques a servidores web cresceram 85% em relação ao trimestre anterior e mais que dobraram em relação ao mesmo período de 2010.

Apesar dessa tendência de crescimento verificada desde 2007, ocorre uma aceleração desde o primeiro trimestre de 2011.

"Na maioria das vezes, as vulnerabilidades em aplicações web são exploradas por atacantes que usam os sítios para hospedar páginas falsas de instituições financeiras, ferramentas utilizadas em ataques a outros servidores Web, Cavalos de Troia e scripts maliciosos", comenta Cristine Hoepers, analista de segurança do CERT.br.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 122 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal