Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


ÚLTIMOS TREINAMENTOS DE 2018 SOBRE FRAUDES E FALSIFICAÇÕES
Veja AQUI programação e promoções dos últimos treinamentos de 2018 da DEALL R&I
sobre Fraudes e Falsificações nos dias 14, 22 e 29 de novembro.


AFD SUMMIT
A maior Conferência de Investigação Corporativa & Perícia Forense da América Latina.
São Paulo dias 08-09 de dezembro de 2018


Acompanhe nosso Twitter

25/10/2011 - Económico Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Lavagem de dinheiro atinge 2,7% do PIB mundial

Por: Eudora Ribeiro

Os traficantes de droga terão branqueado 1,6 biliões de dólares (1,15 biliões de euros) em 2009, mas só uma parte foi apreendida.

Os criminosos, sobretudo traficantes de droga, terão branqueado capitais na ordem dos 1,6 biliões de dólares (1,15 biliões de euros), ou 2,7% do PIB mundial, em 2009, de acordo com um relatório do Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e Crime (UNODC) divulgado hoje.

O documento indica que este valor está em linha com o intervalo entre 2 e 5% do PIB mundial apontado antes pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) para a dimensão do branqueamento de dinheiro à escala global.

De acordo com o relatório intitulado "Estimativa dos fluxos financeiros ilícitos resultantes do tráfico de drogas e outros crimes transnacionais organizados", só menos de 1% dos fluxos financeiros ilícitos mundiais estão actualmente apreendidos e congelados.

"Seguir as pistas dos fluxos de fundos ilícitos gerados pelo tráfico de droga e crime organizado e a análise da forma como esses fundos foram branqueados através do sistema financeiro mundial continuam a ser tarefas muito difíceis", admitiu Yury Fedotov, director executivo do UNODC, na apresentação do estudo, em Marraquexe, Marrocos.

"O investimento em 'dinheiro sujo' pode corromper a economia e comprometer o investimento e o crescimento económico", sublinhou o mesmo responsável da ONU.

De acordo com o mesmo estudo, o comércio de drogas ilegais - que representa metade de todos os crimes organizados transnacionais e um quinto de todos os crimes contabilizados - é o sector mais rentável.

A lavagem de dinheiro, ou branqueamento de capitais, refere-se a práticas que visam dissimular ou esconder a origem ilícita de activos financeiros ou bens patrimoniais, de modo a que pareçam ter uma origem lícita, ou, pelo menos, para que a sua origem ilegal seja difícil de provar.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 128 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Divulgação





NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal