Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

21/10/2011 - InfoMoney Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpe de páginas falsas de bancos na web cresce 45% no terceiro trimestre

Por: Viviam Klanfer Nunes


SÃO PAULO – O número de notificações de páginas falsas de bancos – golpe conhecido na web como phishing – apresentou um aumento de 45% entre julho e setembro deste ano, na comparação com o mesmo período de 2010.

Números do CERT.br (Centro de Estudos, Resposta e Tratamento de Incidentes de Segurança no Brasil), órgão ligado ao Comitê Gestor da Internet, indicam que aumentou um pouco mais de 18% o número de relatos sobre cavalos de troia - programas utilizados para furtar informações e credenciais de acesso a serviços on-line -, em relação ao ano anterior.

O órgão ainda constatou aumento das notificações sobre ataques a servidores web no terceiro trimestre deste ano, sendo que esse tipo de crime mais que dobrou frente ao ano anterior.

Ameaças

As notificações de incidentes contabilizaram mais de 100 mil casos entre julho e setembro deste ano, o que corresponde a um avanço de 152% frente ao mesmo período de 2010.

Apesar do aumento na passagem anual, quando comparado com os números do segundo trimestre deste ano, observa-se uma queda de 21% no número de notificações de incidentes. “A queda das notificações está relacionada a uma diminuição das notificações da categoria Outros”, explica o relatório do centro.

Comparativos

Comparando o período de julho a setembro com o segundo trimestre deste ano, houve aumento de 16% no número de notificações de páginas falsas de bancos e de sítios de comércio eletrônico. No caso dos cavalos de troia, houve queda de 9% no mesmo período.

Ainda, o centro revelou que os ataques a servidores web cresceram 85% em relação ao trimestre anterior, “apesar dessa tendência de crescimento existir desde 2007, está havendo aceleração desde o primeiro trimestre de 2010”, avalia a CERT.br.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 132 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal