Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

10/10/2011 - IT Web / InformationWeek Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Incidentes na cibersegurança americana cresce 650% em cinco anos

Por: Elizabeth Montalbano

Obama declarou que vai focar na cibersegurança para conter ameaças. GAO libera relatório indicando pontos fracos.

A Casa Branca declarou mês de conscientização nacional de segurança cibernética para lançar uma luz sobre a questão. Segundo relatório da vigilância federal dos Estados Unidos, os incidentes relacionados à cibersegurança entre as agências federais têm crescido dramaticamente nos últimos anos.

Relatórios de incidentes de segurança entre as 24 principais agências mostram aumento de mais de 650% nos últimos cinco anos, segundo aponta o Departamento de Responsabilidade Governamental (GAO, da sigla em inglês). O informe citou fraquezas persistentes no controle de segurança da informação, devido à implementação incompleta dos programas de segurança, que culminou no aumento preocupante desse tipo de problema.

Ao mesmo tempo, o presidente Barack Obama considerou outubro o mês para que a nação preste mais atenção aos problemas de cibersegurança, questões que sua administração trabalha para combater.

“Clamamos as pessoas dos Estados Unidos a reconhecerem a importância da segurança cibernética e a observarem, durante este mês, atividades, eventos e treinamentos que irão reforçar nossa segurança e resistência nacional”, afirmou Obama, durante discurso sobre segurança digital.

Durante o anúncio, Obama destacou esforços na administração que tem feito para reforçar a cibersegurança dentro do governo federal e entre consumidores de empresas privadas.

Uma delas é o lançamento da Estratégia Nacional de Identidades Confiáveis no Espaço Cibernético (National Strategy for Trusted Identities in Cyberspace), criada para melhorar a segurança para os consumidores conduzirem e-commerce, ajudando-os na prevenção de fraudes e roubo de identidade, tornando mais fácil para empresas operarem online.

Outros incluem inúmeros parceiros com o setor privado para reforçar a segurança de infraestrutura crítica dos EUA e do Departamento de Segurança Interna (Department of Homeland Security). Para isso, eles lançaram a campanha ‘Pare. Pense. Conecte-se’, para aumentar a consciência das pessoas em relação à segurança da internet.

O relatório do GAO sugere ainda que os esforços da administração de segurança interna podem não ser suficientes. Apesar das agências e outras inspeções federais fazerem uma série de recomendações de segurança para as agências no ano fiscal de 2010 e 2011, incidentes de cibersegurança persistem, aponta balanço.

O GAO citou pontos fracos na forma como as agências implantam controles de segurança e as razões pelas quais as coisas não parecem ter melhorado. Especialmente, porque agências não se certificam sempre que o pessoal com responsabilidades significativas recebem informações adequadas ou que não há monitoramento ativo de controle de segurança. Os órgãos também não têm corrigido fraquezas efetivamente nem resolvido incidentes em tempo hábil, segundo relatório.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 132 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal