Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

05/10/2011 - Jornal Cruzeiro do Sul Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Mensagem de texto é usada para golpes

Por: Marcelo Roma


Vigaristas estão aplicando golpes a partir de mensagens de texto enviadas para celulares. Eles anunciam que a pessoa ganhou prêmio em promoções que de fato existem, geralmente promovidas por programas de televisão ou operadoras de celular. Iludidas, as vítimas ligam para o número de telefone indicado na mensagem e são enganadas.

Normalmente os estelionatários pedem para que a vítima faça depósito bancário ou compre cartões para créditos de celular. Essa é a condição imposta para que receba o prêmio, que pode ser carro zero quilômetro ou até mesmo uma casa. Em Sorocaba é comum pessoas caírem nesse tipo de golpe. Boletins de ocorrência são registrados nos dois plantões policiais, mas muitas preferem nem procurar a polícia.

Um motorista recebeu semana passada mensagem em seu celular de que havia sido premiado com um carro e mais R$ 30 mil. "Eu não caí no golpe, mas muita gente pode ter recebido a mesma mensagem e acreditado", diz o motorista. O texto continha erro de português.

O delegado Maurício Orfali, do 10.º Distrito Policial, aconselha a quem receber essas mensagens que as desconsidere, pois há meios específicos para casos em que a pessoa realmente esteja participando de alguma promoção. Orfali observa que não é lógico ter que pagar alguma coisa para poder receber um prêmio.

Segundo o delegado, outros golpes comuns são aqueles em que os estelionatários ligam avisando sobre o recebimento de dinheiro proveniente de uma ação na Justiça e em que mandam mensagens por e-mail, também prometendo vantagens. Deve-se desconfiar sempre de ofertas tentadoras, como um carro sendo vendido por preço bem abaixo do mercado, alerta Orfali.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 123 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal