Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIFICAÇÃO DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste importante treinamento programado para o dia 16/08/2018 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

28/09/2011 - Prensa Latina Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Venezuela: especialistas propõem medidas contra lavagem de dinheiro


Caracas, 28 set (Prensa Latina) Membros do Grupo de Especialistas para o Controle da Lavagem de Ativos do continente americano propõem medidas contra esse delito hoje em Caracas, na conclusão do trigésimo terceiro encontro dessa instância.

Na reunião, iniciada ontem no hotel Meliá Caracas, os delegados analisaram experiências e obstáculos para o bom funcionamento de programas que visam a frear o flagelo da lavagem de dinheiro existente na zona.

Durante o encontro, a Venezuela assumiu a presidência protempore do Grupo, estabelecido para oferecer apoio técnico e capacitação aos estados membros nas áreas financeira e jurídica.

A responsabilidade recaiu sobre Annalibe Ruiz, que é diretora Contra a Legitimação de Capitais do Escritório Nacional Antidrogas.

"Isto é um reconhecimento, e ratifica o trabalho que vem sendo empreendido pelas autoridades da Venezuela, lideradas pelo presidente Hugo Chávez", assinalou Ruiz à Prensa Latina, quando entrevistada sobre a importância da designação.

Ruiz destacou que a eleição de Caracas para dirigir o Grupo ocorre quando grupos adversos ao governo tentam desqualificar ou diminuir o trabalho do Estado para controlar e minimizar os riscos de legitimação de capitais, das drogas e da delinquência organizada.

Nesse sentido, afirmou: "é um grande desafio para divulgar nossas linhas de ação e nossos profissionais dedicados a esta árdua tarefa". Considerou ainda que a Venezuela pode colaborar com outras nações através da chancelaria e das instâncias estatais, bem como promover convênios e tratar de apresentar aos Estados da Comissão Interamericana para o Controle do Abuso de Drogas modelos que possam ser aplicados à sua realidade.

A servidora pública assegurou que os países da América Latina obtiveram grandes avanços nos últimos anos em seus esforços por fortalecer o marco jurídico contra a legitimação de capitais.

Sobre o tema, adiantou que trabalham em um projeto de intercâmbio de informação entre organismos de investigação criminoso e unidades de inteligência.

A inauguração do encontro contou com a presença do ministro de Relações Interiores e Justiça, Tareck El Aissami, que detalhou que a Venezuela assumiu a direção do órgão com o compromisso de aprofundar o combate ao narcotráfico e à lavagem de dinheiro, ponto importante na luta contra esse mal.

"Enche-nos de júbilo que todos os países do Hemisfério reconheçam o trabalho e o esforço impulsionados pelo Governo há anos, frente ao problema do tráfico ilícito de drogas", afirmou.

Para esta jornada, os especialistas esperam lembrar a agenda correspondente ao período 2011-2012, quando a Venezuela entregará a presidência à Argentina.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 152 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal