Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/09/2007 - Diário Digital Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Brasil: fraude fiscal pode equivaler a 35% do produto


A fuga aos impostos no Brasil tem quase a mesma proporção da carga tributária. Para uma carga que beira os 35% do Produto Interno Bruto (PIB), a sonegação é da ordem de 30%.

A projecção, segundo refere o site de informação luso-brasieira Portugal Digital, é do professor de finanças públicas e presidente do Instituto Brasileiro de Ética Concorrencial - Etco, André Franco Montoro Filho.
Para chegar a essa conclusão, ele considerou informações de cinco sectores que integram o instituto - combustíveis, fumo, medicamentos, bebidas e tecnologia - e projectou os dados para a economia. «Nesses sectores, a sonegação chega a 30%», detalha a mesma fonte.

Um estudo da Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo confirma a exuberância da fraude fiscal. O levantamento revela que só em São Paulo, estado que responde por quase um terço do PIB, o comércio retalhista sonega, em média, 60% do que vende.

São cerca de 3,5 mil milhões de reais (cerca de 1.336 milhões de euros) por ano, segundo o secretário da Fazenda (finanças) do Estado de São Paulo, Mauro Ricardo Costa.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 307 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal