Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

07/10/2011 - Diário do Nordeste Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpista flagrado com cem habilitações falsas

Por: Emerson Rodrigues

A Polícia acredita que, além de usar as carteiras de motorista nas fraudes, o suspeito revendia os documentos.

Mais de cem cédulas em branco e falsificadas de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foram apreendidas, no fim da manhã de ontem, em uma operação realizada por inspetores da Delegacia da Defraudações e Falsificações (DDF), da Polícia Civil cearense, em um apartamento situado na Praia do Icaraí, Município de Caucaia. O material estava em poder do paulista Adauto Maciel da Silva, 56, que acabou preso em flagrante.

O delegado Jaime Paula Pessoa Linhares, titular da DDF, explicou que Adauto levava uma ´vida paralela´ e usava vários documentos falsificados. "Ele utilizava o computador para confeccionar as CNHs, comprovantes de endereço e de renda. Em seguida, solicitava o Cadastro de Pessoa Física (CPF) usando os documentos falsificados. De posse dos papeis, abria contas bancárias, requisitava cartões e passava a aplicar golpes no comércio local", revelou.

Conforme Linhares, depois de "estourar" um ´personagem´, gastando os limites dos cartões e utilizando talões de cheques, o suspeito passava a usar um novo nome e voltava à rotina de fraudes. Além das CNHs falsificadas, os policiais encontraram na casa do suspeito, na Rua Cauby Damasceno, dezenas de cartões de crédito e débito, três notebooks, uma máquina plastificadora e comprovantes de endereço, em branco.

A investigação que resultou na prisão de Adauto vinha sendo realizada há cerca de 15 dias. Na manhã de ontem, os inspetores Paulo Florentino, Carlos Dário e Robério abordaram o veículo guiado por Adauto, próximo a casa dele.

O suspeito apresentou uma carteira de identidade ´fria´, em nome de Adalto Marcel da Silva. "Ele mudou apenas detalhes na RG, trocou a letra ´U´ por ´L´ no nome Adauto e mudou Maciel por Marcel", disse Linhares. Os policiais deram voz de prisão ao golpista e, ao revistarem a residência, encontraram o restante do material.

Arquivos

Ao examinar os notebooks apreendidos, o delegado encontrou dezenas de arquivos que eram utilizados para a falsificação dos documentos. Até a assinatura da chefe da Coordenadoria de Identificação da Perícia Forense estava entre o conteúdo armazenado em um dos notebooks do paulista.

O suspeito foi autuado em flagrante pelos crimes de estelionato, falsificação de documento público e particular, uso de documentação falso e falsidade ideológica. O titular da DDF alertou para a fragilidade dos papeis. "É uma luta constante contra esse tipo de delito. A tecnologia à disposição dos fraudadores facilita a confecção desses documentos. Seguiremos no combate às fraudes, mas é necessário que mecanismos de segurança sejam implantados para dificultar tais ações".

PROTAGONISTA
Ficha suja

Adauto Maciel da Silva, 56
O paulista vive em Fortaleza há dez anos. Ele confessou ao titular da DDF, que comprou os arquivos pela Internet. Segundo a Polícia, Adauto já foi condenado por crimes de falsificação de documento público e formação de quadrilha

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 632 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal