Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

10/09/2007 - Esquerda Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Governo ainda não exonerou Cônsul envolvido na máfia dos bingos


O homem que financiou a campanha ostensiva do Partido Socialista no Brasil - nas eleições legislativas de 2005, círculo fora da Europa - encontra-se desaparecido desde 29 de Agosto, data em que o tribunal brasileiro decretou mais uma vez a sua prisão, por envolvimento na "máfia dos bingos". Licínio Soares Bastos foi nomeado Cônsul honorário de Portugal em Cabo Frio (Rio de Janeiro) apenas um ano depois de José Sócrates chegar ao poder. Há quatro meses que o governo anunciou a "imediata exoneração" de Licínio Bastos, mas a verdade é que até hoje ainda não foi publicada em Diário da República.

Licínio Bastos foi detido em Abril - juntamente com empresários, advogados, e magistrados - por envolvimento num esquema de exploração de jogos ilegais. A acção judicial e policial ficou conhecida no Brasil por "operação furacão", na tentativa de desmantelar um grupo que negociava sentenças judiciais e decisões políticas para beneficiar casas de bingo.

Licínio Bastos acabou por ser libertado no início de Julho, mas o tribunal voltou a decretar a sua prisão no final do mês de Agosto, data que marca o início do seu desaparecimento. O ainda Cõnsul português é acusado de crimes de tráfico de influências, corrupção passiva e activa, "formação de quadrilha" e lavagem de dinheiro.

Licínio Soares Bastos é dos maiores financiadores do PS no Brasil e suportou grande parte das despesas da campanha do candidato socialista ao círculo fora da Europa nas legislativas de 2005, Aníbal Araújo. Licínio é também proprietário do imóvel onde está instalada a sede do PS no luxuoso bairro da Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A campanha para as legislativas de 2005 incluiu a utilização de aviões, cartazes em autocarros, programas de rádio e televisão, entre outras ostentações inéditas numa campanha do círculo "fora da Europa". Um ano depois da campanha, Licínio era nomeado cônsul honorário de Portugal em Cabo Frio.

Recentemente, o Tribunal de Contas exigiu ao Partido Socialista as contas da campanha de 2005 no círculo "fora da Europa". Na altura, o dirigente socialista José Lello alegou que tratando-se de campanha no estrangeiro, o Partido Socialista não estaria obrigado a revelar essas contas. Questionado sobre a origem do financiamento, desvalorizou: "Isso é da responsabilidade do candidato. Conheci Licínio Soares Bastos durante essa campanha, foi-me apresentado por Aníbal Araújo. Não sei se foi ele o financiador", afirmou ao jornal Público, argumentando também ignorar que a sede do PS no Rio de Janeiro funciona em instalações do empresário agora detido.

Mas Luís Pisco, actual responsável pelo departamento de Relações Internacionais e Comunidades Portuguesas do PS, confirma que a sede do PS no Rio de Janeiro está instalada numa propriedade de Licínio Bastos. "É normal isso acontecer, ele quis ajudar o partido. Posso é garantir que as reuniões políticas do partido se realizam noutro lugar", frisou ao jornal Público, que adianta ainda que Pisco não soube identificar os actuais dirigentes socialistas no Rio de Janeiro.

Entretanto, Licínio Soares Bastos continua a monte, permanecendo cônsul honorário de Portugal em Cabo Frio, Brasil, dado que a sua exoneração ainda não foi publicada em Diário da República.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 352 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal