Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

27/09/2011 - Diário de São Paulo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpistas atuam em lan houses

Computadores comunitários são usados para aplicar fraudes como a da Nota Fiscal Paulista, denunciada nesta terça pelo DIÁRIO.

Lan houses e cyber cafés que não cadastram seus clientes são os lugares favoritos dos estelionatários que captam dados pessoais dos internautas e aplicam golpes bancários de todos os tipos. A Delegacia de Crimes Eletrônicos diz que não exigir documentos para o uso de computadores comunitários torna a identificação dos "piratas virtuais" praticamente impossível e faz da internet um território quase sem lei.

A Polícia Civil e a Secretaria da Fazenda investigam uma quadrilha responsável por desviar verbas da Nota Fiscal Paulista e causar um rombo ainda não calculado, conforme o DIÁRIO informou ontem. Os fraudadores utilizam a internet para realizar desvios monetários e usam o nome de ONGs beneficiadas pelo governo para fazer transações. A participação de funcionários das entidades e da Fazenda é investigada. O governo não informou o número de contribuintes vítimas dos golpistas.

Aproveitadores/ O delegado Jorge Esper, especialista em crimes virtuais, afirma que fraudes como a da nota fiscal são comuns. "Pequenos estelionatários usam sites de compras para adquirir informações do usuário e praticar fraudes bancárias", disse. O documento favorito para fraudes é o CPF que, combinado à filiação e número de conta bancária, permite pequenas movimentações financeiras e acesso a sites de compras virtuais.

O envolvimento de entidades filantrópicas nesses golpes também não é novidade. Esper prendeu uma quadrilha que usava um falso site da AACD para captar informações de doadores e clonar seus cartões de crédito. "Eu aconselho evitar serviços que exijam documentos. A internet é importante, mas o vazamento de informações é muito fácil", disse.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 250 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados no topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Divulgação





Copyright © 1999-2021 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal