Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

16/09/2011 - Jornal Umuarama Ilustrado Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Golpe da Lista Telefônica faz duas vítimas em Umuarama


Umuarama – Há algum tempo sem aparecer nos boletins policiais, o golpe da lista telefonia voltou a causar prejuízos para dois empresários de Umuarama. Pedro Lucena, delegado chefe da 7° SDP, alerta para esse tipo de golpe, segundo ele o golpista liga para as empresas oferecendo um serviço de guia de telefonia na internet, denominado “GuiaNews”.
Na maioria das vezes, o estelionatário consegue dados cadastrais da empresa, com a história de estar atualizando os dados, e após algum tempo, assinando ou não algum tipo de contrato, quatro ou cinco dias depois esses comerciantes recebem uma série de boletos de cobrança da empresa golpista. Segundo o delegado, os empresários são pressionados a efetuarem os pagamentos, sob a ameaça de serem protestados junto às instituições de proteção ao crédito, os dois empresários que registraram boletim de ocorrência, receberam boletos de cobrança no valor de cerca de R$ 500.
O delegado alerta os empresários a não passarem dados cadastrais, seja de pessoa física ou jurídica, sem antes ter a certeza da idoneidade da empresa. Os anunciantes sempre devem verificar se a empresa existe mesmo, entrar em contato novamente, confirmar os dados e os valores e a veracidade das informações.
Empresas idôneas oferecem serviços se identificando, e não pedem dados bancários dos clientes. Também é possível procurar o Procon e a polícia para saber se não existem reclamações anteriores, afirma o delegado.
O maior número de casos do golpe, segundo ranking de reclamações do Ministério da Justiça, concentra-se nas regiões Sudeste e Norte do país. A TeleListas recebe, em média, 20 notificações mensais de fraudes aplicados com o nome da empresa.
A Associação Brasileira de Listas Telefônicas recomenda que anunciantes não confirmem dados por telefone ou paguem pelo que não foi contratado.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 278 vezes




Comentários


Autor e data do comentário: TeleListas.net - 21/09/2011 09:46

Infelizmente, esse golpe tem ocorrido com frequência. Obrigado por divulgar como se proteger dele.

Veja aqui as nossas recomendações: http://www.telelistas.net/templates/aviso_golpe.aspx

Abs,
Equipe TeleListas.net



O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados no topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Divulgação





Copyright © 1999-2021 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal