Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

19/08/2011 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia flagra grupo especializado em falsificações durante compra na BA

Gráfica improvisada confeccionava documentos e cartões em Salvador. Segundo investigação, grupo agia em pelo menos seis estados do país.

A 34ª Delegacia de Polícia Civil, na região metropolitana de Salvador, apresentou nesta sexta-feira (19) dois homens e duas mulheres suspeitos de fazerem parte de uma quadrilha de estelionatários que praticava crimes em mais de seis estados. De acordo com Cláudio Meireles Miranda, titular da unidade, os suspeitos têm entre 32 e 55 anos e foram presos em flagrante na quinta-feira (18), enquanto faziam compras em um supermercado na Estrada do Coco.

De acordo com Jair Alves, chefe do Serviço de Inteligência da delegacia, os policiais investigavam os acusados a partir de denúncias de estabelecimentos comerciais onde eles realizavam compras com documentos e cartões de créditos suspeitos de falsificação.

O delegado afirma que apenas as duas mulheres foram identificadas até o momento e que elas já respondem por falsificação de documentos em outros estados. “Os dois homens ainda não temos certeza da identidade porque cada um está com dez identidades falsas, estamos aguardando o resultado da perícia para saber de fato quem eles são”, informou Meireles.

Após a prisão, os policiais chegaram a um vilage no bairro de Itapuã, onde encontraram uma pequena gráfica de falsificação. No local, foram apreendidos uma máquina de fabricar cartões de crédito, uma máquina de plastificar documentos, cerca de 580 planilhas para fabricar documentos de identidade, 33 cartões de créditos, 60 carteiras de identidade falsas, 300 folhas de cheque com o nome de um dos suspeitos, além de contracheques de órgãos como Aeronáutica e Funai, eletrônicos como um televisor de 42 polegadas e um notebook.

De acordo com a polícia, os suspeitos atuavam em estados como Rio Grande do Sul, Tocantins, Goiás, São Paulo, Rio de Janeiro, Sergipe e Bahia.

O delegado Cláudio Meireles informou que os dois homens vão ficar detidos na carceragem da 34ª Delegacia e as duas mulheres vão ser encaminhadas para a Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Criança e o Adolescente (Derca), em Salvador, onde ficarão detidas à disposição da Justiça. Ainda de acordo com o titular da 34ª Delegacia, a quadrilha é dos estados Maranhão e Goiás.

Golpe

Meireles informou que a quadrilha atuava a partir de empresas criadas em nome de “laranjas”, a partir delas eles tinham acesso a dados como o CPF de pessoas físicas em órgãos de proteção ao crédito como o Serasa. “Eles acessavam dados de empresas públicas e privadas, como lista de vestibular de todo o Brasil, que tem dados como CPF e RG, e consultavam o score dessas pessoas no Serasa. Se elas tivessem pontuação alta, eram vítimas em potencial”, relata o delegado.

Com esse dados, segundo Meireles, os suspeitos criavam contracheques com valores altos em nome das vítimas, identidade, CPF e todos os outros documentos necessários para aplicar o golpe. “Tem vítimas de todo o Brasil, a pessoa [vítima] só fica sabendo quando vê a restrição no Serasa”, completa.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 265 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados no topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Divulgação





Copyright © 1999-2021 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal