Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

26/07/2011 - Economia SC Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Acif alerta sobre cobrança indevida de associações fantasmas


Um golpe aplicado por falsas associações tem atingido grandes e pequenos empresários do País. São milhares de boletos de cobrança indevida enviados a empresas na tentativa de receber dinheiro. Utilizando um nome de fantasia semelhante ao de uma entidade tradicional, essas falsas associações tentam induzir o empresário ao erro.

Além do nome parecido, o prazo de pagamento é sempre curto e, no campo de instruções, pode ser citado um artigo da Constituição e até haver um aviso de multa após o vencimento. Um exemplo é a Associação Comercial e Empresarial do Brasil, que não possui vínculo algum com a CACB, nem com a Facisc.

Segundo o diretor Administrativo da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (Acif), Rodrigo Duarte da Silva, em meio a tantas contas e tributos, e com medo de cair na ilegalidade, muita gente paga e perde dinheiro. "Empresário no Brasil sabe o que é pagar conta. São tantas taxas que uma a mais pode passar despercebida", diz.

Para o diretor, a melhor forma de se proteger é manter-se sempre informado, além de contar com uma boa assessoria financeira e jurídica. Mas, se o pagamento já foi feito, "deve ser aberto um boletim de ocorrência na Polícia Civil e registrada uma queixa crime no Ministério Público. A prática pode ser enquadrada no crime de estelionato com pena de até cinco anos de reclusão e multa.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 164 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados no topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Divulgação





Copyright © 1999-2021 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal