Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

30/07/2011 - Portal Click Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Polícia Civil desmantela esquema de fraude no setor de emissão de identidades no UAI


Após uma semana de investigações, uma equipe de detetives, sob o comando do delegado regional Luiz Carlos, realizou, na tarde de sexta-feira (29), uma operação denominada “Digital”, que resultou na apreensão de documentos e dois homens que praticavam fraudes no setor de recebimento da taxa para a emissão de Carteiras de Identidades na sede do UAI em Muriaé.

Segundo o delegado, a fraude se dava quando as pessoas pagavam a taxa de R$10,91 para a emissão da Carteira de Identidade. Assim que a primeira pessoa do dia realizava seu pagamento, o caixa emitia a boleta paga e devidamente registrada, só que uma falha no sistema dava a oportunidade deles tirarem não só uma 2ª via da boleta comprovando o pagamento, mais sim quantas achavam suficiente para realizar o estelionato.

Todas as pessoas que vinham a seguir, realizar o pagamento recebiam não o comprovante original do pagamento e sim uma cópia do que havia sido pago pela primeira pessoa atendida. Após uma análise da Perícia ficou comprovado quea informação numérica era a mesma em todos os documentos, assim como o mesmo horário de registro de pagamento. A única diferença era o corte na informação de 2ª via que era feita pelos fraudadores.

No depoimento de ambos, ao delegado Marcio Savino, na sede da 4ª DRPC, ficou comprovada a fraude que, segundo eles era aplicada desde o início deste ano, quando foram informados por um antigo funcionário, que trabalhava no setor, sobre a possibilidade de aplicar o golpe. Os dois funcionários faziam parte de uma empresa terceirizada, que presta serviços de recebimento de valores no UAI, e foram imediatamente afastados por justa causa e terão que responder a processo civil, tendo segundo o delegado a possibilidade de terem que devolver aos cofres os valores que foram retirados ilegalmente com o estelionato.

A Polícia Civil vai continuar os levantamentos para ver o tempo certo em que o golpe era praticado e se com outros recebimentos era utilizada a mesma prática.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 209 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados no topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Divulgação





Copyright © 1999-2021 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal