Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

20/08/2007 - Invertia Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Promotoria investiga suposta lavagem de dinheiro da Siemens


A promotoria de Liechtenstein investiga uma suposta lavagem de dinheiro de uma filial do grupo industrial alemão Siemens no valor de 190 milhões de euros (US$ 256 milhões) neste paraíso fiscal.

O promotor-chefe do caso Robert Wallner disse em um programa da televisão pública alemã ZDF que "em Liechtenstein está pendente desde 2006 uma investigação penal pela suspeita da lavagem de dinheiro desviado através do principado pela filial de construção de centrais de energia da Siemens".

Wallner acrescentou que a promotoria apreendeu uma ampla documentação que está sendo avaliada e que as ações judiciais são dirigidas "contra um cidadão egípcio e autores desconhecidos".

Ao mesmo tempo, a revista alemã Der Spiegel publicou na semana passada que a filial de centrais de energia da Siemens dispõe de documentos internos que constatam que ela transferiu o dinheiro para três contas em um banco de Liechtenstein entre 1997 e 1999 para pagamentos de subornos na China, Índia e Indonésia.

Na edição desta semana, a revista acrescenta que a divisão da Siemens pagou quase 20 milhões de euros (US$ 27 milhões) do capital das contas em Liechtenstein para subornos, quando da construção de uma central na Indonésia.

A empresa recusou fazer comentários sobre este processo aberto em Liechtenstein e enviou seu último relatório trimestral, onde afirma que identificou uma "grande soma" de dinheiro da qual existe "só uma documentação limitada" que foi desviada através de "uma conta em Liechtenstein".

Além disso, a revista econômica alemã Wirtschaftswoche publicou em sua edição desta semana que o escritório americano de advogados Debevoise&Plimpton, encarregado da investigação interna da Siemens sobre o dinheiro para subornos, determinou que a metade do negócio na China é afetado pela corrupção.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 348 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal