Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

11/08/2011 - AFP Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Cuba condena empresário francês por lavagem de dinheiro


HAVANA, Cuba — Um tribunal cubano condenou a 15 anos de prisão o empresário francês Jean-Louis Autret, detido na ilha desde 2009, pelo crime de lavagem de dinheiro, ligado ao narcotráfico e à fraude fiscal, informou esta quarta-feira uma fonte próxima do condenado.

Autret, cuja condenação corresponde com a petição oficial, dispõe de 10 dias para apelar perante o Supremo Tribunal, após ser notificado por seu defensor, o cubano Menelao Mora, o que não tinha ocorrido até esta tarde.

A esposa cubana de Autret foi condenada a cinco anos de prisão e outros quatro de trabalho correcional, acrescentou a fonte.

Ainda não foram comunicadas as sanções proferidas contra outros sete cubanos envolvidos no caso, para os quais a promotoria pediu de três a sete anos de prisão.

Autret, de 53 anos, foi detido em 7 de abril de 2009, depois de vender seu iate em outubro de 2004 a dois franceses, com os quais as autoridades francesas e espanholas confiscaram em setembro de 2005, perto de Cabo Verde, 2,8 toneladas de cocaína a bordo da embarcação.

Isentado de culpa neste caso pelas autoridades francesas, o empresário era reivindicado pelas autoridades cubanas por supostas atividades relacionadas, sobretudo, com lavagem de dinheiro, fraude fiscal e falsificação de documentos.

Durante o julgamento, realizado no começo de julho, o promotor sustentou que a atividade de lavagem de dinheiro de Autret se inscreve em "movimentações cíclicas de dinheiro entre contas bancárias em Cuba e no exterior, destinadas a ocultar, desviar e legalizar a origem dos fundos resultantes do comércio ilícito de entorpecentes".

Mora havia defendido, em julho, "a inocência total" de seu cliente e pedido sua libertação.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 128 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados no topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Divulgação





Copyright © 1999-2021 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal