Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS



Promoção BLACK WEEK. Até o dia 02/12 valor promocional para o Treinamento sobre Fraudes Crédito e Comércio ! CLIQUE AQUI.


Acompanhe nosso Twitter

02/09/2007 - EPTV (Ribeirão) Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

E-mails duvidosos são usados para prática de golpe


O número de usuários que caem em golpes pela internet aumenta a cada dia. Em Ribeirão Preto, com o aumento da ocorrência desses crimes, a Polícia Civil criou até um setor especial para investigar os casos.

Normalmente, os golpes são enviados através de e-mails, que as pessoas recebem em nome de banco, Serasa ou Receita Federal. O conteúdo, na grande maioria das vezes, traz informação de que a pessoa tem alguma dívida pendente. Ao clicar na mensagem, o computador é infectado com um vírus, que pode danificar a máquina e até a rede interna de uma empresa.

O engenheiro de sistema Gabriel de Souza Figueira orienta que, ao receber e-mail duvidosos, as pessoas devem excluir a mensagem.

Outra informação importante é sobre preencher formulários pela internet, muito usados em sites para cadastro e promoção. “As pessoas devem observar se embaixo do site há o desenho de um cadeado, que significa que o conteúdo é seguro”, orienta Gabriel.

A fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) de Ribeirão Preto recebe, em média, 20 reclamações por mês de pessoas que receberam algum tipo de e-mail suspeito.

O Coordenador do Procon, Luiz Alberto Mattos, lembra que para evitar riscos quando receber algum e-mail desse tipo, as pessoas que estiverem em dúvida podem procurar algum órgão de proteção ao crédito, SPC ou Serasa e fazer uma consulta, para verificar se há alguma pendência financeira.

Segundo o delegado Carlos Alberto Rocha da Polícia Civil de Ribeirão Preto, a pessoa que for responsável por mandar o e-mail será investigada por estelionato ou crime contra a honra. “Recentemente conseguimos prender algumas quadrilhas que estavam usando a internet para prática de crimes”, afirma.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 480 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal