Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

15/07/2011 - A Crítica (Manaus) Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Juiz investiga fraude na lista do PSD do Amazonas

Por: Rosiene Carvalho

Carlos Zamith, da 62ª Zona Eleitoral, identifica fraudes em 600 das 900 assinaturas de apoio à criação do partido. Magistrado determina perícia da Polícia Federal em 600 assinaturas.

As denúncias de fraude na coleta de assinaturas de apoio à criação do PSD chegaram ao Amazonas. O juiz da 62ª Zona Eleitoral, Carlos Zamith, declarou que irá requisitar nesta sexta-feira (15) à Polícia Federal (PF) investigação em cerca de 600 assinaturas de apoio à criação da sigla suspeitas de falsificação.

A sigla que precisa ser viabilizado até 7 de outubro se quiser lançar candidatos nas Eleições de 2012, é alvo de suspeita de irregularidades na coleta de assinaturas em várias regiões do país.

O PSD precisa reunir cerca de 490 mil assinaturas para pleitear o registro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). No Amazonas, são necessárias 1.622 assinaturas certificadas (que recebam o aval dos cartórios eleitorais).

O criador do PSD, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, anunciou no início do mês que havia conseguido coletar 1,2 milhão de assinaturas. Ontem, porém, o jornal Folha de São Paulo publicou na coluna "Painel" que apenas 238 mil destas assinaturas teriam sido certificadas. O número é menos da metade do necessário para a criação do PSD.

O juiz Carlos Zamith informou, ontem, que das 900 assinaturas de apoio encaminhadas a 62ª zona eleitoral, aproximadamente 600 não conferiram com os registros dos eleitores. A 62ª zona corresponde a bairros da zona Centro-Oeste.

Segundo o magistrado, servidores da repartição estão conferindo cada uma das assinaturas e a maioria não bateu com os arquivos. "Não coincidiram com o caderno de votação. Não sei se estão coletando assinaturas na marra. São milhares e podem achar que vai passar. Pelo menos na minha zona não. Estamos verificando uma por uma", disse o magistrado.

A CRÍTICA apurou que a 59ª zona eleitoral identificou assinatura de eleitores mortos. O mesmo problema ocorreu São Paulo. Na ocasião, o prefeito Gilberto Kassab atribuiu o fato aos adversários políticos do PSD.

De acordo com Carlos Zamith sairá hoje da 62ª zona uma requisição para que a PF investigue o caso. "Pode ser que os eleitores tenham mudado de assinatura de lá para cá. Mas também pode ser outras coisas, por isso pedi que a PF investigue", disse o juiz eleitoral.

Na opinião de Zamith, serão responsabilizados pelas possíveis fraudes as pessoas que assinaram as listas no lugar de outras. "Na minha visão, não há que se responsabilizar outros políticos como Kassab, etc", afirmou Carlos Zamith.

Ainda segundo o juiz, a abertura de investigação não interrompe o processo de criação do partido que irá contar com as demais assinaturas certificadas. Só na zona comandada por ele, 300 conferiram com as assinaturas dos eleitores.

O superintendente da PF, Sérgio Fontes, informou, ontem, que, se for encaminhada, esta será a primeira denúncia de fraude na coleta de assinaturas do PSD no Amazonas. "Até agora, não recebemos nenhuma outra", disse o delegado.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 246 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados no topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Divulgação





Copyright © 1999-2021 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal