Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

30/08/2007 - Monitor Mercantil Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Empresas devem investir para prevenir fraudes


"Hoje as margens de lucro são pequenas, não se pode perder uma venda, nem ser vítima de uma fraude. Por isso, as empresas têm de investir na prevenção. Cerca de 80% das fraudes ocorrem por falta de treinamento e, no caso dos bancos, 90% são feitas com uso de identidade falsa." A informação é do professor e consultor Adilson da Silva Barros, especialista em concessão de crédito, controle de risco e negociação de cobrança, em palestra promovida pelo Clube de Diretores Lojistas do Rio de Janeiro.
De acordo com o consultor, é necessário que as empresas adotem uma política de risco, "já que os clientes iriam embora se fossem adotados todos os procedimentos necessários". Barros ressaltou que hoje os fraudadores estão cada vez mais sofisticados e que o código de segurança da Apple, gigante da informática, que demorou anos para ser desenvolvido, foi quebrado "por um garoto de 17 anos em poucas semanas."

Observando que a fraude sempre é um "conjunto de detalhes" e que varia muito o perfil do fraudador, o professor listou as fases do ciclo de prevenção ao risco: treinamento, usar empresas de prevenção ao crédito, abrir cadastro dos clientes que não pagam em dinheiro e investir em ferramentas. "Informação é tudo, daí a importância de um cadastro. E as ferramentas para controle nem sempre são caras: uma lente para identificação de notas falsas custa R$ 12", disse, ponderando que somente a presença de algum equipamento de segurança já é eficiente para "inibir o ladrão."

Destacando que não se deve confundir bom atendimento com permissividade, Barros informou que somente no primeiro semestre deste ano mais de 11 mil cédulas falsas foram descobertas no Rio. Em São Paulo, foram identificadas mais de 24 mil.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 315 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal