Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FRAUDES NAS EMPRESAS

Veja aqui a programação deste importante treinamento programado para o dia 26/04 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

27/06/2011 - Ciência Hoje Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Dicas para evitar o cibercrime em época de férias

Internet é segura se for utilizada com as devidas precauções. Cibercrime prolifera na época das férias de Verão.

Nos últimos anos o comércio electrónico tem sido uma das formas mais utilizadas para a compra de viagens, para a reserva de hotéis, restaurantes e muitos outros serviços. Em tempo de férias a comodidade que a Internet proporciona é uma mais-valia para quem quer organizar tudo rapidamente e a partir de casa.

Mas no mundo virtual quanto maior é a facilidade, maior também pode ser o perigo. É nesta altura de férias que acontece o maior número de cibercrimes. Utilizar diferentes passwords, verificar a seguranças dos sites ou dispor de um plafond reduzido no cartão de crédito são algumas dicas que a Kaspersky Lab sugere aos cibernautas.

Em comunicado, a companhia de antivírus Kaspersky Lab dá uma série de conselhos úteis que podem evitar fraudes. Em primeiro lugar é fundamental o cliente informar-se bem sobre “o que está a comprar e a quem está a comprar”. Os ciber-criminosos podem ser sofisticados ao ponto de criar agências de viagens ou de aluguer de apartamentos virtuais falsas para obter os dados do cartão de crédito.

É preciso desconfiar dos preços excessivamente baixos, apontar sempre os nomes e os contactos que são fornecidos nos sites e nunca dar dados do cartão de crédito em janelas de chats que os solicitem.

Necessário também ter em conta o endereço electrónico que aparece no browser. Este deve começar por “https://” (HyperText Transfer Protocol secure), o que indica que é um site seguro, e ter o ícone de um cadeado fechado no lado direito da barra ou na parte inferior da janela da página. Normalmente, os navegadores actuais indicam um site seguro com a cor verde nas barras de endereço.

Como para os hackers é fácil decifrar passwords e sequestrar as contas em páginas de comércio electrónico, o melhor é utilizar diferentes passwords em cada loja online.

Quando se quer fazer uma operação através da banca online, é sugerido que se introduza o endereço do banco directamente no browser. Não se devem utilizar links recebidos através de correio electrónico ou de outros sistemas, já que podem conduzir a websites fraudulentos.

Ter o antivírus e o software anti-malware actualizados e proteger outros dispositivos como o smartphone são outras das sugestões a ter em conta.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 151 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal