Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

30/08/2007 - SEGS Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Compra pela internet exige cuidados e atenção redobrada

Por: Eliana Paschoalin


O mercado de e-commerce está em ascensão. Números recém divulgados pela Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net) e da e-bit, apontam que o Brasil já atingiu a marca de 8,1 milhões de compradores de comércio eletrônico no primeiro semestre de 2007, crescimento de 16% em relação a 2006.

Para o período de festas, a previsão também é otimista. As lojas online devem faturar R$ 1 bilhão, crescimento de 45% sobre o Natal do ano passado, quando as empresas faturaram R$ 693 milhões. Há uma tendência de os hackers se aproveitarem de eventos e datas comemorativas para burlar a fragilidade das assinaturas tradicionais de segurança, que não conseguem identificar os ataques a tempo de impedi-los.

Com o aumento do acesso às lojas online, as tentativas de fraude também crescem e é necessário que os usuários fiquem atentos ao requisito de mais importância no processo de compra: a segurança. Segundo Marcelo Bezerra, gerente de soluções para América Latina da IBM Internet Security Systems, uma das formas de se proteger dos ataques é a atualização do sistema de proteção do computador, principalmente quando efetuar a compra via cartão de crédito. "Quando utilizar o cartão assegure-se que seu computador está protegido. Isso significa Windows ou Linux modernos, browser Internet - seja ele qual for - atualizado, antivírus atual e personal firewall em operação."[14]

Além de manter o computador protegido é muito importante conhecer a loja em que está adquirindo o produto. Outro ponto de atenção é não cair em promoções imperdíveis. "Os consumidores devem tomar cuidado quando comprar de lojas desconhecidas, sobretudo se o preço for muito baixo. Na dúvida, é recomendável fazer uma pesquisa na Internet. Sites de comparação como o BuscaPé e o Bondfaro também ajudam, pois listam opiniões dos consumidores sobre as lojas online", finaliza Bezerra.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 325 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal