Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIFICAÇÃO DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste importante treinamento programado para o dia 16/08/2018 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

30/06/2011 - O Povo Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Passam de 50 número de licitações fraudadas

Por: Marcela Belchior

E não apenas no transporte escolar, estendendo-se a serviços em todas as áreas da Prefeitura. Além dos seis presos e um foragido, outras pessoas poderão sofrer decretos de prisão nos próximos dias.

Somente até agora, são mais de 50 processos licitatórios fraudados. E não somente no serviço de transporte escolar, mas em todas as áreas em que atua a Prefeitura de Santana do Acaraú. No dia seguinte à deflagração da operação Caça Fantasmas, que prendeu seis pessoas e conta com um foragido, as investigações do Ministério Público Estadual (MPE), juntamente com a Polícia Civil, chegam a cada vez mais indícios de corrupção envolvendo vários municípios da Zona Norte do estado. No total, foram contabilizados R$ 3,8 milhões apreendidos na casa de um dos acusados e mais nomes entram na lista de suspeitos.

Na tarde de ontem, parte do dinheiro apreendido, entre cheques, dólares e euros, era exposto para a imprensa na Delegacia Municipal e Destacamento Militar de Santana do Acaraú, mesmo local onde cinco dos seis presos estão detidos. Jean Carlos Aguiar, Ronaldo Teixeira dos Santos, Manoel Messias Rodrigues, Gilberto Moita Filho e Vitor Moita estão divididos em dois xadrezes. Enquanto isso, o pai dos dois últimos, o ex-prefeito de Tianguá Gilberto Moita, enfrenta o período de prisão no hospital. Desde a noite da última terça-feira, 28, ele foi transferido da delegacia para o Hospital Municipal José Arcanjo Neto, na própria cidade, por apresentar quadro de pressão alta, onde permaneceu por todo o dia de ontem, escoltado por policiais militares.

Enquanto isso, o presidente da Comissão de Licitação da Prefeitura de Santana e irmão do secretário de Educação, José Auricélio Vital, continua foragido. Segundo o delegado Ricardo Vale, a polícia deverá aguardar a apresentação espontânea do acusado pelos próximos dias. Caso contrário, dará início a uma operação de captura.

Advogados dos acusados evitam conceder entrevistas. “A gente ainda não vai antecipar nenhuma defesa. Ainda não tivemos tempo de estudar a acusação, mas, de antemão, eles são inocentes”, disse um dos responsáveis pela defesa da família Moita, Klerton Loiola. Os interrogatórios com todos os acusados começaram na tarde de ontem.

Lista crescendo

Além desse grupo, outras pessoas estão sendo investigadas pelos órgãos, que preferem não divulgar os nomes para não atrapalhar o processo investigatório, que conta também com a colaboração da Controladoria-Geral da União (CGU) na análise dos documentos. Indagado sobre a possibilidade de participação do prefeito de Santana do Acaraú no caso, José Maria Sabino (PMDB), o promotor de Justiça Igor Pereira disse preferir manter em sigilo, por enquanto.

O quê

ENTENDA A NOTÍCIA

O esquema de fraude nos processo licitatórios podem configurar crime contra a administração pública, fraudes em licitação, formação de quadrilha ou bando, emprego irregular de verba pública e crimes congêneres.

NÚMEROS

6 PESSOAS
Já foram presas na Operação Caça-Fantasmas e uma ainda está foragida

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 374 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2018 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal