Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

29/06/2011 - V News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

São José: Empresa virtual desaparece e causa prejuízos aos internautas

Procon dá dicas de como evitar sofrer com esse tipo de problema na web.

Quem nunca comprou algum produto pela internet? A cada dia que passa isso é mais comum. Mas, você já teve algum problema com compras feitas online.

Saiba que uma empresa da região, que vendia produtos pela rede mundial de computadores, simplesmente desapareceu.

Para as pessoas que haviam adquirido algum item no site, restou apenas o prejuízo. É, mas esse problema não acontece só na região. Em todo o Brasil, já seriam mais de 100 pessoas que pagaram e não receberam.

O biólogo Simon Borges queria comprar um retroprojetor. Ele pesquisou na internet e chegou ao site da empresa Andplay. Achou o equipamento por pouco mais de R$ 1 mil. "Comparando com outros locais, o preço deles era muito atrativo e pela facilidade de parcelar no cartão de crédito, eu acabei aderindo à compra, né?"

A compra foi feita em maio. E parecia ter sido um bom negócio. Mas, o produto não chegou. E pouco depois, Simon descobriu que os responsáveis pela empresa haviam sumido. "Dois dias antes, conversei com a atendente e ela falou que já tinha sido enviado. Na terça-feira, no outro dia seguinte, eu liguei de novo, o telefone já não existia, e na quarta-feira eu resolvi ir lá pessoalmente, a recepcionista do prédio disse que, desde segunda-feira, ninguém aparecia lá na sala."

No edifício onde funcionava a sede da Andplay, na região central de São José dos Campos, a sala está fechada. E a informação é de que, há dias, ninguém aparece no local. Pelo telefone, as linhas estão todas fora de área. O site ainda está no ar. Mas, não há mais produtos a venda.

A empresa comercializava principalmente artigos eletrônicos de áudio, vídeo e informática e estaria no mercado desde outubro do ano passado.

Em um site de reclamações, já passa de 100 o número de registros de consumidores do país inteiro que compraram e não receberam. E o caso também foi parar na polícia. Em São José dos Campos, já são quatro boletins de ocorrência.

Mas, o delegado Rubergil Violante diz que ainda não é possível saber se houve prática de estelionato, ou se foi apenas um problema administrativo da empresa. “Nós estamos levantando, junto aos órgãos fiscais, quem são os proprietários. Que a empresa, se está funcionando ou não, ou se mudaram de local e não permitiram o novo endereço, ou até se mudaram de site."

Para evitar problemas como esse, o Procon dá algumas dicas:

- prefira lojas conhecidas;
- entre em contato com a empresa para saber se há sede própria;
- verifique se o site é seguro;
- e pesquise, desconfie sempre.

"Hoje em dia, o produto barato às vezes nem sempre vai ser vantajoso para o consumidor. Às vezes compensa um preço um pouco, às vezes, maior, mas a empresa ainda é idônea, tem todo o relacionamento no mercado, então é mais viável pro consumidor.", reiterou o diretor do Procon Taubaté, Fábio Câmara.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 125 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal