Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

26/06/2011 - Tribuna do Norte Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

China veta sites contra corrupção na internet


Cansado com os constantes subornos típicos da China, o consultor de relações públicas Chen Hong copiou uma ideia da Índia: montou um portal na internet onde as pessoas podiam colocar informes anônimos sobre a corrupção oficial. O site mostrou-se bastante popular, porém teve vida efêmera.

O portal de Chen, www.ibribery.com, atraiu 200 mil visitantes em duas semanas. Suas mensagens anônimas falavam de subornos de todos os tipos: funcionários que exigiam automóveis luxuosos e casas, policiais que pediam pagamentos para não emitir multas, etc.

Alguns médicos mencionados recebiam dinheiro ilegalmente para garantir ao paciente que a operação seria segura. A imprensa divulgou a notícia sobre o portal, o que aumentou o alcance dos relatos indignados.

Então os censores intervieram, segundo Chen. O acesso ao site foi bloqueado para pessoas que vivem na China. Temeroso, Chen, de 28 anos, fechou o portal.

"O suborno se converteu em um meio de vida na China e todo mundo é afetado", afirmou Chen, dono de uma consultora de relações públicas na internet. Ele disse acreditar que o site ajudaria o governo e daria às pessoas um fórum para falar sobre seus problemas. "Eu não queria que o site fosse percebido como uma ameaça, mas sim como uma ajuda para resolver problemas que já existem."

A corrupção é um mal enormemente arraigado na China. A cúpula comunista já lançou várias campanhas públicas, na última década, para erradicá-la. Pesquisas públicas geralmente citam a corrupção como a principal queixa no país, e indicam que a situação piorou com a prosperidade econômica.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 201 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal