Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

24/08/2007 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Pelo menos 2 mil foram prejudicados por golpe do fundo de pensão


Pelo menos 2 mil brasileiros perderam muito dinheiro com o golpe do fundo de pensão praticado por falsos promotores e advogados. Os golpistas enganavam idosos que tinham direito a indenizações judiciais.

Foram anos de contribuição, mas Dozolina Catarina Campanha, de 69 anos, teve de entrar na Justiça para cobrar o dinheiro, retido com a falência de um fundo de pensão no Rio Grande do Sul. Os estelionatários souberam disso e prepararam o golpe.

Cada vez que conversava com os golpistas, Catarina era convencida a depositar mais dinheiro. Ela se endividou para conseguir R$ 36 mil. "A promessa deles era tão justa que eu acreditei porque tinha pago durante dez anos", lamenta.

Próximo passo

O próximo passo da polícia é tentar descobrir como os estelionatários tiveram acesso aos cadastros de pessoas que esperavam receber dinheiro dos fundos de pensão.
Enquanto isso não acontece, a atenção a alguns detalhes pode evitar os golpes. O principal é que a Justiça nunca dá informações sobre processos por telefone.

A policia vai ouvir as vítimas que caíram no golpe. Uma mulher que mora em Campinas, a 95 km de São Paulo, perdeu R$ 10 mil e ainda tem esperança de ter o dinheiro de volta. "Não só eu como outras pessoas que também foram lesadas, quem sabe um dia a gente também poderia receber o dinheiro de volta."

14 presos

A Polícia Civil de São Paulo prendeu, na quinta-feira (23), dez integrantes de quadrilha de falsos promotores, advogados e funcionários de fóruns. Ao todo, são 14 detidos. No dia 16, outros quatro golpistas tinham sido presos em Ribeirão Preto.

Nesta quinta-feira, foram presos mais seis criminosos na Praia Grande, no Litoral Sul, três na Capital e outro em Guarulhos. Os policiais cumpriram mandados de busca e apreensão.

De acordo com a polícia, as quadrilhas usavam informações de cadastros de fundos de pensão liquidados pelo Banco Central para aplicar golpes e tirar dinheiro das vítimas. Em todo o país, milhares de pessoas caíram no golpe.

Golpe

As vítimas são pessoas que esperavam há mais de dez anos por uma resposta da Justiça. Elas contribuíram durante anos para ter uma pensão vitalícia e até hoje não viram o dinheiro. Ao receber uma correspondência falsa, eles ligam imediatamente para os golpistas, que passavam informações de como o dinheiro poderia ser resgatado.

As quadrilhas enviam uma carta para a casa das vítimas, com timbre do Poder Judiciário. Nela constam informações de uma ação popular contra fundos de pensão falidos. A carta diz que a ação foi aceita e que a pessoa tem muito dinheiro para receber. A correspondência mostra o número de um telefone e o horário que a pessoa pode ligar, das 9h às 13h. Mas este é justamente o horário em que o fórum está fechado.

Os golpistas se passam por funcionários, por exemplo, do Fórum João Mendes, no Centro de São Paulo. Eles dão informações falsas sobre o processo para convencer as vítimas. Para receber a quantia, as pessoas são orientadas a depositar em contas de pessoas ligadas à quadrilha os valores referentes aos custos judiciais do processo.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 333 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal