Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

16/06/2011 - O Norte Online Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Máfia fraudou licitações em 35 prefeituras paraibanas

Por: Priscylla Meira

Polícia Federal prendeu ontem sete pessoas acusadas de integrar esquema por meio de "laranjas" e "fantasmas".

Uma quadrilha formada por empresários, políticos e servidores públicos foi desarticulada na manhã de ontem, durante uma operação deflagrada pela Polícia Federal, Ministério Público Federal e Controladoria Geral da União. Sete pessoas foram presas, acusadas de fraudar licitações para a construção de equipamentos públicos, a partir da criação de empresas de fachada. A estimativa é que o grupo tenha movimentado cerca de R$ 23 milhões, atuando em licitações para construção de obras em 35 prefeituras do estado.

As prisões aconteceram em apartamentos e casas localizados em condomínios de luxo da Grande João Pessoa e um dos acusados, que também é paraibano, foi preso em São Paulo. Os supostos empresários - que geriam as construtoras falsas - e os "laranjas" - que aparecem nos contratos como proprietários das empresas - foram ouvidos durante toda a tarde de ontem na Superintendência da Polícia Federal na Paraíba e deverão cumprir mandado de prisão temporária de cinco dias, que pode ser renovado para mais cinco dias.

Nas residências dos integrantes da quadrilha, formada por empresários e políticos, além de servidores públicos que emprestavam o nome para servir como "laranja" no esquema, a Polícia Federal apreendeu nove carros de luxo, duas motocicletas e 22 computadores. O valor total dos bens apreendidos ainda não foi avaliado pela polícia, mas entre os bens adquiridos de maneira ilícita pelos integrantes da quadrilha existem veículos das marcas Mercedes Benz e BMW, que custam cerca de R$ 100 mil, cada um.

O delegado chefe do Núcleo de Inteligência da Polícia Federal na Paraíba, Alexandre Isbarrola, explicou que o cumprimento dos mandados de busca e apreensão e prisão dos integrantes da quadrilha faz parte da primeira etapa da operação, cujas investigações foram iniciadas em 2007. "O foco desta operação é descapitalizar as organizações para impedir que elas se reestruturem. Se o objetivo da quadrilha é sonegar impostos e usufruir dos lucros gerados pela fraude, não bastaprender os acusados. É preciso sequestrar os bens obtidos de maneira ilícita, para que a quadrilha seja desarticulada", enfatizou.

Os mandatos de busca e apreensão foram cumpridos na manhã de ontem, mas a polícia não quis revelar os nomes dos acusados e não confirmou se todos os mandatos foram cumpridos. Os acusados responderão pelos crimes de formação de quadrilha, fraudes à licitação, falsificação de documentos, sonegação de tributos e lavagem de dinheiro. "Esta foi apenas a primeira parte da operação, que vai continuar. Essa fase serve como uma medida pedagógica para mostrar que quem lesar o patrimônio público poderá pagar caro pelo crime que cometeu. Se os grupos se organizam para obter vantagens às custas da população, o Estado também se organiza", destacou Isbarrola.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 128 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal