Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

16/06/2011 - Público.pt - Última Hora Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

União Europeia aprova directiva para travar falsificação de medicamentos

Por: Andrea Cunha Freitas


O comissário europeu para a Saúde aprovou uma directiva que quer “proteger as pessoas da crescente ameaça dos medicamentos falsificados”. Trata-se de um sistema que visa garantir a autenticidade dos fármacos através da imposição de um “logo” nos sites de vendas recomendados pela UE e de uma “marca de confiança” que será obrigatória em todas as embalagens de medicamentos. A nova legislação elaborada pela deputada portuguesa Marisa Matias (BE) terá de ser aplicada até 2016.

Segundo o comunicado da UE divulgado hoje a crescente entrada no mercado de medicamentos falsos é preocupante. O negócio ilegal terá triplicado entre 2006 e 2009 e a falsificação entrou no terreno dos medicamentos para doenças graves, como o caso de patologias cardíacas. “Na melhor das hipóteses um medicamento deste não produz qualquer efeito, mas na pior pode ser muito prejudicial à saúde”, avisa o comissário europeu para a Saúde, John Dalli que confirma que estes medicamentos falsos encontraram formas de entrar no mercado legal.

Os medicamentos falsificados não têm os ingredientes adequados ou são elaborados com combinações e dosagens erradas, não passando por qualquer sistema de avaliação ou certificação de qualidade.

A UE pretende combater esta ameaça para a saúde com o sistema harmonizado para controlar a venda destes medicamentos falsos bem como com um amento das acções de inspecção e apreensões.

A UE aposta num sistema que atribui um “logo” aos sites e uma “marca de confiança” nas embalagens para certificar a segurança dos produtos mas não dá pormenores sobre a forma de garantir que este mesmo sistema não será falsificado.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 224 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal