Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

08/06/2011 - odiario.com Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Procon de Arapongas alerta sobre golpe da lista telefônica


O Núcleo Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor, Procon, do município de Arapongas (37 km de Londrina) está alertando os empresários para o "golpe da lista telefônica", que ocorre cada vez com mais freqüência no município.

De acordo com o alerta do chefe de atendimento do órgão, Luiz Fernando, os golpistas agem ligando para as empresas e dizendo que se trata de uma lista telefônica gratuita e em seguida passam um fax, pedindo para preencher os dados da empresa, assinar e carimbar com o número do CNPJ e retransmitir o documento.

"Normalmente a pessoa que atende ao telefonema, não é proprietário da empresa, mas uma secretária ou outro funcionário e como o golpista faz pressão psicológica, dizendo que ela tem que assinar e carimbar naquele exato momento, ou a empresa não constará na referida lista telefônica, a pessoa acaba inadvertidamente assinando e repassando o documento", alertou Fernando.

Na verdade, acrescentou Luiz Fernando, esse documento é um contrato oneroso, onde prevê que o nome e telefone da empresa serão divulgados em uma lista telefônica impressa e também via internet mediante pagamento. E caso não haja mais interesse, o empresário terá que pagar um valor referente à rescisão de contrato.

"Vale ressaltar que estes golpistas são treinados para ludibriar e fazer pressão psicológica e se a pessoa assina, carimba e passa o fax e depois não efetua o pagamento, eles ligam ameaçando protestar o nome da empresa", explicou, salientando que a empresa não deve fazer pagamento de nenhuma espécie e sim procurar o Procon ou um advogado.

Contratos

Outro alerta importante que o Procon faz é para o fato das pessoas assinarem todo tipo de contrato sem lerem as cláusulas primeiramente. "Isso pode gerar conseqüências sérias e é imprescindível que antes de assinar qualquer tipo de contrato a pessoa faça uma leitura minuciosa, ou até mesmo o leve para um advogado analisá-lo antes de assinar, porque depois disso o contratante, a princípio, está vinculado aos termos, o que às vezes pode gerar um prejuízo muito grande", finalizou.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 120 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal