Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

07/06/2011 - Económico Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

OCDE denuncia “clientelismo político” nos investimentos angolanos

Por: Gisa Martinho

O crescimento angolano foi penalizado pelos atrasos nos pagamentos do governo ao sector privado.

Corrupção", "clientelismo político" e dependência do petróleo são três dos vícios da economia angolana referidos pela OCDE no relatório sobre África, divulgado ontem em Lisboa, antes da reunião do Banco Africano de Desenvolvimento (BAD) marcada para quinta e sexta-feira (9-10 de Junho).

Numa análise individual à economia de Angola - que se entende aos outros quatro mercados lusófonos africanos -, a organização destaca o efeito negativo no crescimento dos atrasos de Luanda em pagar ao sector da construção e as limitações recorrentes do investimento no país. Por um lado, no investimento público "marcado por clientelismo político" e "corrupção", apesar de estar em curso um "ambicioso" plano de infra-estruturas. Por outro, a capacidade "problemática" do sector público angolano em atrair mais investimento privado. "Angola tem um problema muito grave, que é a falta de recursos humanos em todas as áreas", comenta Laura Recuero Virto, economista da OCDE, ao Diário Económico.

O sector não-petrolífero de Angola cresceu 14% nos últimos quatro anos, segundo a OCDE, mas a "diversificação económica continua a ser fraca". Virto acredita que a "bolsa de valores não deve avançar" tão cedo e critica a decisão de Luanda em "mudar fisicamente de lugar o maior mercado da região", o Roque Santeiro. Esta deslocação provocou, de acordo com os técnicos da OCDE, uma "perturbação" no comércio e uma quebra acentuada na produção agrícola.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 199 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal