Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

06/06/2011 - UOL Notícias Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Operação contra fraudes prende 13 pessoas em Taboão da Serra (SP), entre secretários e vereador


Treze pessoas já foram presas na manhã desta segunda-feira (6) em Taboão da Serra, na Grande São Paulo, por conta da operação Cleptomania, da Polícia Civil de São Paulo, que investiga corrupção e fraudes no sistema tributário municipal. Entre os presos estão três secretários municipais e um vereador, além de servidores municipais e ex-funcionários da prefeitura.

Segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), além dos 15 mandados de prisão cautelar, a Justiça expediu também 52 mandados de busca e apreensão que estão sendo cumpridos desde as 6h.

Mês passado, investigação da Delegacia Seccional de Taboão da Serra apontou que o rombo causado pelo esquema de fraudes teria ultrapassado os R$ 10 milhões. Na ocasião, sete pessoas foram presas, entre elas, três vereadores da cidade.

Conforme a polícia, a quadrilha cobrava 30% do que era devido de IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) para maquiar, para menos, o valor integral da dívida. Para essa mudança, era utilizada a senha de uma funcionária aposentada e a de pessoa sem registros no Executivo municipal.

Os três secretários de Taboão que tiveram a prisão decretada são Luiz Antonio de Lima (Administração), Antonio Roberto Valadão (Finanças) e Maruzan Corado Oliveira (Planejamento). Também há ordem para prender Edgard Santos Damiani, um assessor especial da Prefeitura de Taboão e ex-secretário de Desenvolvimento da cidade.

A operação é coordenada pelo delegado Youssef Abou Chahin, chefe do Demacro (Departamento de Polícia Judiciária da Macro São Paulo) -central da Polícia Civil para 38 municípios da Grande São Paulo, menos a capital -, e envolve 216 policiais civis.

A assessoria da SSP não confirmou o nome do vereador preso, mas, segundo a polícia, nessa segunda fase da operação um dos alvos é o vereador Natalino José Soares (PP), conhecido como Natal. Ele é o quarto dos 13 vereadores que formam a Câmara Municipal de Taboão da Serra acusados pela Polícia Civil e Promotoria de participar do esquema para fraudar os cofres públicos da cidade. Marcelo Marciliano Soares, assessor do vereador Soares, também é procurado pela polícia na manhã de hoje.

Em 4 de maio, outros três vereadores haviam sido presos na primeira parte da operação: Carlos Alberto Aparecido de Andrade (PV), Arnaldo Clemente dos Santos (PSB), o Arnaldinho, e José Luiz Eloi (PMDB). Eles integram a base de apoio ao prefeito de Taboão, Evilasio Cavalcante de Farias (PSB). Todos negam os crimes.

Desvios e obras

Em entrevista ao UOL Notícias mês passado, o secretário de Comunicação de Taboão da Serra, Mário de Freitas, informou que o prefeito colocara à disposição do Ministério Público e da Polícia Civil seus sigilos bancário e telefônico, do vice e de todo o secretariado. Na ocasião, Freitas ainda admitiu que o montante que pode ter sido desviado no suposto esquema de corrupção ajudaria a agilizar pelo menos 30 obras que seguem em ritmo lento ou serviria para a pavimentação de aproximadamente 20 ruas atualmente esburacadas.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 797 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal