Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

03/08/2007 - CruzeiroNet Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Corrupção precisa ser inibida


O chefe do Programa Global contra a Corrupção do Escritório das Nações Unidas contra Drogas e Crime (UNODC), Stuart Gilman, afirmou, na 5ª feira (02/08), que, tão importante quanto punir o corrupto, é necessário criar ações preventivas para inibir a corrupção. O chefe do UNODC conheceu a experiência da Auditoria-Geral do Estado (Auge), que faz o controle da aplicação dos recursos na administração de Minas Gerais.

Responsável por efetivar a implementação da convenção da Organização das Nações Unidas (ONU) contra a corrupção, Gilman ressaltou a importância de se punir os criminosos, mas também considera fundamentais ações preventivas contra a corrupção, para evitar que as pessoas se corrompam.

"Não é suficiente combater a corrupção, mas é preciso construir uma noção de integridade no serviço público ao mesmo tempo. É importante pegar os criminosos, mas é muito melhor prevenir que pessoas se tornem criminosos. É preciso construir sistemas e programas que limitem a possibilidade de corrupção. Coloca-se milhares de pessoas nas cadeias, mas o que a população vê é cada vez mais e mais corrupção. O objetivo deve ser impedir que a corrupção ocorra."

Ele disse ainda que a sociedade civil tem de trabalhar junto com o Judiciário, o Executivo e o Legislativo. "Uma das coisas que nós discutimos nessa visita ao Brasil é o grande potencial que um plano contra a corrupção, de construção de integridade, teria num país como o Brasil. Se isso é feito em setores separados do governo, ou se é feito de um modo integrado, é hora de fazer com que a luta contra a corrupção seja uma prioridade em todas as frentes, ao invés de uma só", disse.

Para o chefe do UNODC, medidas semelhantes ao Auge em Minas Gerais devem ser aplicadas em todo o País. Para o executivo, essas medidas poderão servir de modelo para a criação de um plano nacional contra a corrupção. "Estou muito impressionado com as ações agressivas do governador contra a corrupção e feliz em poder trabalhar com seus assessores, que têm a exata compreensão do trabalho que realizamos. A agência na qual trabalho pode ajudar o Estado a ascender ainda mais no nível de combate à corrupção", afirmou Gilman.

Com sede em Viena, na Áustria, o UNODC luta contra as drogas ilícitas e o crime internacional junto aos países membros da ONU. Em todo o mundo, são 21 escritórios voltados para reduzir problemas causados pelas drogas e o crime organizado, como corrupção, lavagem de dinheiro, tráfico de pessoas e terrorismo.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 316 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal