Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

03/06/2011 - Diário de Pernambuco Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Fraude contra a Petrobras

Por: Fábio Monteiro

Mensagem enviada pela internet sobre ações do pré-sal pode expor dados de quem acessar informações.

Quem navega na internet deve ficar atento a uma mensagem fraudulenta que está chegando às caixas de e-mails de vários usuários. A mensagem tem o título “lotes de ações do pré-sal 2011” e alerta sobre a possibilidade de compra de falsos papéis da Petrobras, referentes a exploração de petróleo no litoral brasileiro. Além das informações inverídicas, a mensagem contém um arquivo malicioso anexado, que pode expor dados de quem tentar acessar as informações.

Para alertar usuários, a Petrobras emitiu um comunicado orientando que as pessoas não abram os arquivos contidos na mensagem e prometeu investigar o caso. Em um dia de tombo geral nos mercados acionários, os papéis da empresa caíram na Bolsa de Valores de São Paulo (BM&FBovespa). Ontem, as ações ordinárias (ON) registraram desvalorização de 0,82%, enquanto as preferenciais (PN) apontaram queda de 0,21%.

A maioria dos golpistas costuma se aproveitar de temas que estão em evidência na sociedade para enviar mensagens com conteúdo malicioso. “Por isso, é fundamental que as pessoas prestem atenção e tentem verificar antes de abrir qualquer mensagem”, disse o físico perito em crimes digitais, Wanderson Castilho.

Segundo ele, a grande maioria das vítimas não presta atenção e abre informações de seu interesse automaticamente. “Temos uma estimativa de ingresso de 10 milhões de pessoas na rede a cada ano. São essas pessoas que acabam caindo com maior frequência nos golpes, já que não possuem familiaridade com as máquinas”, ressaltou Castilho.

Para Leandro Bissoli, advogado especialista em direito digital, a impunidade dos crimes acaba incentivando essa prática na internet. “Os maus intencionados buscam obter vantagem da inocência das pessoas. Mas, com a atual legislação, é quase impossível rastrear e punir esse tipo de prática”, explicou Leandro Bissoli.

Em meio aos e-mails fraudulentos, a estatal prepara uma grande festa para hoje, em Angra dos Reis (RJ), quando será batizada a plataforma P-56, que custou cerca de US$ 1,5 bilhão.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 398 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal