Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

02/06/2011 - Revista Consultor Jurídico Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Economistas devem indenizar por informações falsas


Os economistas Antônio Carlos Braga Lembruber e Salvador Vairo devem pagar R$ 100 mil como compensação por danos morais a Joel Korn. Os dois prestaram informações falsas à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) sobre Korn, as quais depois foram publicadas em reportagem do jornal O Globo. A decisão é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça.

Em ação cominatória, Korn afirmou que o jornal publicou que ele seria um dos sócios controladores da empresa Powerstone Corporation, investigada por desviar milhões de dólares do Bank of America e de seus clientes. O impetrante pediu indenização por danos morais. Alegou que a informação era falsa. O pedido foi negado em primeira instância.

O entendimento de primeira instância foi mantido pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. Korn foi, então, condenado a pagar as custas processuais do caso, além de multa de 10% do valor da causa. O TJ-RJ entendeu que, por mais que a informação fosse falsa, não havia base para afirmar que existiu dano moral com sua divulgação.

A relatora do caso no STJ, ministra Nancy Andrighi, no entanto, decidiu que a reportagem foi tendenciosa ao dar destaque às declarações dos economistas Lembruber e Vairo. Ela afirmou que “evidentemente a ofensa à honra por meio da imprensa, por sua maior divulgação, acaba repercutindo largamente” na sociedade.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 157 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal