Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

27/05/2011 - V News Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Notas falsas trazem prejuízos para os comerciantes da região

Só nesta sexta-feira (27), cinco notas falsas foram apreendidas no comércio de Cruzeiro.

Cinco notas falsas foram apreendidas no comércio de Cruzeiro nesta sexta-feira (27). Segundo a Polícia Federal, esse tipo de crime tem se tornado frequente na região e resultando em prejuízos para os lojistas.

Perfeitas e totalmente falsas, elas já chegaram no caixa da comerciante Rosana Takeoashi de Taubaté várias vezes. "É complicado, né? É bem frustrante isso, né? Hoje as notas são impermeabilizadas, e a cada vez mais elas vem mais perfeitas. Fica cada vez mais difícil você detectar a falsidade da nota."

Apenas nos últimos 10 dias, foram duas apreensões em Cruzeiro. No total, 12 cédulas falsas de 50 e 100 reais. Parece pouco, mas o problema pode ser bem maior. “A gente percebe que boa parte dessas cédulas são passadas no comércio ali na cidade de Aparecida, mas isso é perfeitamente natural, porque ela congrega uma grande número de pessoas que vêm de fora e vão ali na feira de Aparecida, na Basílica e acabam utilizando o comércio local”, explicou o delegado da Polícia Federal, Dércio Carvalheda.

Para a Polícia Federal, a quantidade de dinheiro falso em circulação é preocupante. O órgão orienta toda a população, principalmente os comerciantes a terem cuidados redobrados. Os golpistas quase sempre se aproveitam da correria de lugares e eventos de grande movimentação para lançar as cédulas falsas no mercado.

Para não ter mais prejuízo, Rosana comprou uma máquina especial. O equipamento emite uma luz que destaca pequenos fios presentes nas notas originais. Quando a cédula é falsa, nada aparece. Um investimento de R$ 150, que segundo ela, compensa. "Uma máquina assim, de custo relativamente barato, né, perto do prejuízo que você pode levar quando você recebe uma nota de 100 reais, por exemplo, né?"

“Não tem que ter vergonha de ficar parado ali na frente do caixa, olhar a cédula, ver realmente se tem os atributos necessários para receber. Se todas as pessoas prestassem atenção, a gente não teria esse derrame de notas falsas que está tendo hoje”, reiterou o delegado.

A pena para quem falsifica uma nota de dinheiro, ou tenta passá-la no comércio, varia de 3 a 12 anos de prisão.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 244 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal