Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


FALSIDADE DOCUMENTAL NOS PROCESSOS ELETRÔNICOS

Veja aqui a programação deste inédito treinamento programado para o dia 20/12 em São Paulo

Acompanhe nosso Twitter

19/05/2011 - G1 Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

Antivírus falsos quadruplicam ligações para AppleCare

Por: Altieres Rohr

Informação é de fonte anônima na Apple ao ZDNet. Empresa não irá ajudar usuários com problemas de vírus.

Os problemas com antivírus falsos para computadores Macintosh da Apple teriam aumentado de forma significativa os chamados ao AppleCare, o serviço de suporte da Apple. A informação é de um analista de suporte anônimo que falou ao jornalista Ed Bott do site ZDNet. A fabricante de antivírus Intego disse que também está recebendo mais questionamentos que de costume de seus clientes.

Segundo o jornalista, a fonte afirmou que os chamados ao AppleCare teria aumentado entre quatro e cinco vezes e que a maioria das chamadas estava relacionada aos antivírus. Os programas estão sendo disseminado por campanhas maliciosas usando o Google Imagens: pesquisas por assuntos populares levam para sites infectados que tentam instalar o programa no computador da vítima.

Depois de infectar o PC, o antivírus falso exibe mensagens assustando o usuário e dizendo que o computador está em risco. O objetivo é fazer a vítima comprar o produto fraudulento, que não protege o computador de verdade. Pelo menos três antivírus falsos para Mac – MAC Defender, MacSecurity e MacProtector – estão sendo disseminados pelos criminosos.

Alguns dos sites estão usando uma falha no Safari, mas o usuário ainda precisa digitar a senha de administrador do Mac para que a instalação seja concluída. No entanto, usuários de Mac não estão acostumados a lidar com vírus, já que a plataforma não tem sofrido ataques significativos.

Sem suporte

O técnico de suporte da AppleCare ainda afirmou ao ZDNet que a política da Apple nesses casos é de não auxiliar os usuários. O objetivo seria o de não criar expectativas de que a Apple irá resolver problemas com vírus no futuro.

Desde o MacOS X Snow Leopard, o sistema inclui um sistema antivírus rudimentar capaz de detectar pragas simples. O recurso não tem recebido atualizações para detectar todos os vírus em circulação, no entanto.

O site Bleeping Computer, conhecido por publicar guias de remoção de vírus para Windows, publicou um guia para o MacProtector. O vírus não necessita de nenhuma ferramenta especial para ser removido.

O blogueiro John Gruber, influente na comunidade Mac, considerou os alertas de infecção exagerados, como se não houvesse um problema real, ligando o novo ataque a diversos outros avisos no passado que não significaram a existência de um problema real.

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 120 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2017 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal