Monitor das Fraudes - O primeiro site lusófono sobre combate a fraudes, lavagem de dinheiro e corrupção
Monitor das Fraudes

>> Visite o resto do site e leia nossas matérias <<

CLIPPING DE NOTÍCIAS


Acompanhe nosso Twitter

17/08/2007 - Monitor Mercantil Escrever Comentário Enviar Notícia por e-mail Feed RSS

O fim do vôo para o porto seguro


Ao comentar as ameaças da crise financeira e as alternativas para o desenvolvimento, o economista Adriano Benayon, da Universidade de Brasília (UnB) disse que a moeda atualmente é uma fraude. "O cenário atual se assemelha ao da ruptura do padrão-ouro, pois é fruto de um processo destrutivo mundial no qual a moeda está desmoralizada. Só a eletrônica comporta a magnitude atual dos ativos financeiros. Não haveria papel suficiente para imprimir todo o dinheiro virtual que está em circulação no mundo", advertiu.

O professor ressaltou que a crise volta a colocar em xeque o dólar como moeda padrão. "De maio para junho, o ingresso líquido de capital na economia americana caiu dois terços. Já a compra de títulos públicos caiu de US$ 107 bilhões, em maio, para US$ 58 bilhões, em junho."

O professor da UnB classifica de "conto do vigário" a idéia da abertura financeira como resposta a uma suposta necessidade dos países em desenvolvimento atraírem poupança externa: "Como já escreveu Barbosa Lima Sobrinho, capital se faz em casa e um grande exemplo disso é o Japão. Nenhum país precisou de poupança externa para se desenvolver. A tecnologia é um mito, pois o desenvolvimento tecnológico se faz relativamente rápido (duas ou três décadas) se houver decisão política."

Página principal do Clipping   Escreva um Comentário   Enviar Notícia por e-mail a um Amigo
Notícia lida 326 vezes




Comentários


Nenhum comentário até o momento

Seja o primeiro a escrever um Comentário


O artigo aqui reproduzido é de exclusiva responsabilidade do relativo autor e/ou do órgão de imprensa que o publicou (indicados na topo da página) e que detém todos os direitos. Os comentários publicados são de exclusiva responsabilidade dos respectivos autores. O site "Monitor das Fraudes" e seus administradores, autores e demais colaboradores, não avalizam as informações contidas neste artigo e/ou nos comentários publicados, nem se responsabilizam por elas.


Patrocínios




NSC / LSI
Copyright © 1999-2016 - Todos os direitos reservados. Eventos | Humor | Mapa do Site | Contatos | Aviso Legal | Principal